Prefeitura de Registro prepara guia de arborização urbana

Orientações estão disponíveis no site da Prefeitura de Registro, na aba da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Por Redação 09/08/2017 - 20:00 hs
Foto: Guia do turismo
Prefeitura de Registro prepara guia de arborização urbana
Guia sobre arborização urbana pode ser acessado pelo site da prefeitura

 Com o objetivo de divulgar conceitos e formas de se praticar a arborização urbana, esclarecer dúvidas e incentivar o plantio de árvores no município, a Prefeitura de Registro disponibiliza o Guia de Arborização Urbana.

 O manual foi confeccionado pela Empresa de Consultoria Agropecuária Júnior - ECAP JR., composta por alunos graduandos do curso de Agronomia da Unesp do campus de Registro, sob orientação e coordenação do Prof. Dr. Marcelo Vieira Ferraz, docente da disciplina de Arborização Urbana. A contratação da ECAP JR ocorreu sob a coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário Meio Ambiente.

 O guia possui informações sobre características das espécies, seleção de mudas, procedimentos para o plantio, como proceder no caso de plantio em calçadas, preparo do solo, tutoramento, sugestões de espécies, manutenção – podas, irrigação, adubação, controle de pragas, supressão, além da legislação sobre o assunto.

 O guia completo pode ser obtido no site da Prefeitura www.registro.sp.gov.br na aba da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Em caso de dúvidas, ligue para 3822-5947 ou diretamente na Secretaria (Av. H. Matsuzawa, 875 – Vila Ribeirópolis).

BENEFÍCIOS

 A arborização realiza funções fundamentais como produzir sombra; diminuir a intensidade dos ruídos; melhorar a qualidade do ar; diminuir a amplitude da variação térmica; embelezar a paisagem; proporcionar a sensação de contato com a natureza; oferecer abrigo e alimento as aves e fauna e aumentar a biodiversidade das cidades.