Hoje é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down

Data ressalta a importância da conscientização e respeito

Por Redação 21/03/2019 - 19:58 hs
Foto: Reprodução Internet
Hoje é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down
A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética que ocorre na concepção.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi escolhido no dia 21 de Março para fazer alusão a alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). 

A data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, dando visibilidade ao tema e reduzindo o preconceito.  

A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética que ocorre na concepção. É uma condição inerente à pessoa, por isso, não há cura ou tratamento. Cada pessoa com síndrome deve ser estimulada a ter sonhos e projetos, crescer, estudar e trabalhar como qualquer ser humano, e têm todo o direito de lutar pela sua total autonomia, sem que sua condição genética represente qualquer tipo de barreira. Elas também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si.

Pessoas com tal síndrome têm os direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional e pela Lei Brasileira de Inclusão. A pessoa com a síndrome tem direito ao atendimento multidisciplinar no SUS pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Essa estimulação, principalmente quando feita de forme precoce, é fundamental para proporcionar qualidade de vida e autonomia.