Diretor da Prodesp visita sede do Registro Diário e conta sobre a aprovação do Poupatempo

Uma pesquisa feita pela empresa P2A Gestão em Informação apontou 98,8%% de aprovação em atendimento de todas as unidades em conjunto, sendo que 34 delas obtiveram 100% de aprovação

Por Redação 13/05/2019 - 15:00 hs
Foto: Registro Diário

 

Na tarde da última quinta-feira (9), o Diretor Administrativo e Financeiro da Prodesp, Murilo Macedo, realizou uma entrevista para a equipe do Registro Diário, abordando sobre a avaliação do Poupatempo Registro, que obteve 99% de aprovação em pesquisa anual de satisfação, realizada pela empresa P2A Gestão em Informação entre novembro e dezembro de 2018. As 73 unidades do programa obtiveram juntas uma avaliação média de 98,8% de ótimo e bom para os serviços prestados, sendo 34 delas obtendo 100% de aprovação. Pelo 5º ano consecutivo, o Poupatempo foi eleito o melhor serviço público de São Paulo.

Segundo Murilo, o Poupatempo conta com mais de 13 mil colaboradores e realiza, em média, 2 milhões de atendimentos por mês. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais de 23,6 mil pessoas foram atendidas na unidade de Registro. Em abril de 2014, foram mais de 700 mil serviços prestados desde a inauguração. Questionado se há projetos para alcançar a meta de 100% de aprovação em todas as unidades, Murilo respondeu que é uma grande satisfação ter esse reconhecimento e que todos os funcionários são fundamentais para o Poupatempo ter essa aprovação e o reconhecimento da população.

“Nós estamos investindo em tecnologia para aprimorar cada vez mais essa prestação dos serviços, mas sabemos que o atendimento cordial e rápido de nossos colaboradores é parte fundamental para fazer do Poupatempo essa marca reconhecida", explica.

Na ocasião, o Diretor da Prodesp também informou que uma das estratégias para melhorar a experiência dos usuários do Poupatempo é orientar sobre o programa de agendamento. “Nós temos nos esforçado muito e estamos obtendo bons avanços. O programa de agendamento fez com que o Poupatempo diminuísse o seu tempo de espera. O atendimento é muito rápido. Eu até brinco quando visito os postos de São Paulo, que tem o fluxo maior de pessoas, que os nossos horários são tão rigorosos, que quando a pessoa vai à nossa unidade e decide ir ao sanitário ou conversar com alguém, quando ele olha no painel, ele já foi chamado”, conta.

Um dos canais que o Poupatempo também oferece é a Poupinha, uma assistente virtual disponível no aplicativo SP Serviços. A assistente virtual esclarece todas as dúvidas dos cidadãos de forma mais rápida e eficaz. O app SP Serviços oferece diversas ferramentas de todo o governo em um único aplicativo, como o GEDAVE ou os serviços da DERSA, por exemplo.

Murilo também conta que o Poupatempo atende todos os municípios da região, até mesmo, outros estados, como o Paraná. O Diretor ressalta que, mensalmente, são registrados 8 mil atendimentos na unidade de Registro e, para que o 'padrão Poupatempo' de atendimento seja mantido, os usuários podem marcar seus agendamentos de data e horário pela internet.

“Nós temos o 'padrão Poupatempo', que é o serviço de atendimento de excelência. Buscamos tornar o Estado menos burocrático, facilitando a vida do cidadão, permitindo que se resolvam diversos serviços em um único local”, reforça.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 

De acordo com Murilo Macedo, o Governo do Estado busca implementar este tipo de modelo de serviço em todas as outras áreas de São Paulo.

O Diretor também apresentou uma novidade na ocasião. Buscando agilizar os atendimentos, o Poupatempo está incentivando o uso de cartão de débito para pagamentos das taxas relativas aos serviços de emissão de documento. “Antes o nosso usuário se direcionava até o posto, chegava ao balcão com a sua hora marcada, retirava sua senha, ia no correspondente bancário (que fica dentro do próprio posto), pagava em dinheiro e voltava para o balcão para assim ser direcionado à mesa de atendimento. Com esse novo serviço, o usuário apenas chega no posto, passa o cartão e vai para a mesa de atendimento. Este serviço tem reduzido 50% de permanência no posto”, explica.

Vale ressaltar que, pagando com o cartão, o cidadão evita fila no banco e reduz o tempo de permanência no Poupatempo. Entre os documentos que podem ser pagos com cartão de débito, estão a emissão do RG, CNH e Licenciamento de veículo.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação dos usuários. Em 2019, o Poupatempo foi eleito pelo quinto ano consecutivo o 'Melhor Serviço Público de São Paulo' pelo Instituto Datafolha.