1ª Reunião do Sistema S é realizada no Vale do Ribeira

Líderes das instituições apresentaram os objetivos e as atividades feitas nas unidades

Por Redação 05/06/2019 - 20:00 hs
Foto: Registro Diário

 

Com o intuito de gerar um debate para um planejamento colaborativo e fortalecer os serviços prestados na região, na última terça-feira (28), ocorreu a 1ª Reunião do Sistema S do Vale do Ribeira. Na ocasião, estiveram presentes os representantes das instituições SESC, SEBRAE, SENAC, SENAI, SESI e SEST/SENAT, os quais apresentaram os objetivos e as atividades feitas nas unidades.

Já a instituição SENAR, que também faz parte do Sistema S, não pôde comparecer na reunião. De acordo com Joaquim, gerente da unidade, ele não esteve presente por ter compromissos já agendados e o seu preposto também não pôde estar comparecer. Joaquim revelou que estará nas demais reuniões.

A reunião teve o intuito de discutir ações conjuntas que visam o fortalecimento das instituições, além de promover ações para atender as demandas da indústria, comércio e comunidade.

Sistema S

O sistema S é formado por organizações e instituições todas referentes ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas que tem como objetivo, melhorar e promover o bem estar de seus funcionários, na saúde e no lazer, por exemplo, como também a disponibilizar uma boa educação profissional.

Conheça as unidades:

SESC

No ano em que o Sesc comemorava 70 anos, a instituição chegou ao Vale do Ribeira com sua primeira unidade em Registro, no dia 14 de julho de 2016, entrando em funcionamento 9 depois. O Sesc realizava diversas atividades nas áreas de esporte, cultura, cidadania e arte, trazendo entretenimento à população e visitantes.

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. Criado para dar apoio aos pequenos empreendedores, também é um agente de capacitação e promoção do desenvolvimento. Atuando há 21 anos em Registro, a instituição trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Desde 2016 oferece para moradores de Registro e região cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do conhecimento, que vão desde a formação inicial e continuada à pós-graduação.

SENAI

Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria: Cuida da educação profissional e a prestação de serviços de assistência técnica e tecnológica à indústria. A instituição é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Os cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI são divididos em duas modalidades, são elas: Cursos técnicos profissionalizantes e Aprendizagem Industrial. As obras foram finalizadas em dezembro de 2018 e o funcionamento estava previsto para fevereiro deste ano.

SESI

O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma entidade de direito privado, que presta assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o País. Em Registro, está previsto para a instituição entrar em funcionamento em agosto deste ano, com 760 vagas para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

SEST/SENAT

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional da Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte.

Fundada em abril de 1996, a instituição atende às margens da Rodovia Régis Bittencourt, no km 461, buscando melhorar o dia a dia da qualidade de vida do trabalhador de transportes e seus dependentes.

SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR- oferta gratuitamente ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, aos produtores e trabalhadores rurais, para contribuir com a sua profissionalização, integração na sociedade e qualidade de vida, além do exercício pleno da cidadania.