Você sabe o que é EdgeRank do Facebook?

Módulo Básico - Facebook Para Negócios Artigo 1

Por Douglas Nakazawa 06/12/2016 - 01:05 hs

Nesse artigo rápido você vai aprender o que é o EdgeRank e como ele funciona.

Para podermos começar a falar em Facebook para negócios e todas as estratégias de divulgação, primeiro precisamos conhecer o famoso, mas pouco conhecido EdgeRank, o algoritimo do Facebook.

Tenho acompanhado muitos cursos, treinamentos, workshops e eventos sobre Facebook para negócios e/ ou marketing digital e poucos explicam o que é o EdgeRank e sua importância.  

Se a digulvação do seu negócios não tem dado resultado no Facebook, existe uma grande chance de o motivo ser o pouco entendimento sobre o edgerank. O edgerank é o responsável pelas publicações que você vê e não vê em seu feed de notícias.

Em um próximo artigo vou explicar a diferença entre newsfeed (feed de nóticias) e timeline (linha do tempo).

É o edgerank que determina o alcance das publicações de uma página, analisando o histórico de publicação dessa página. Cada publicação recebe uma pontuação do edgerank, essa pontuação que vai determinar o tamanho do alcance da publicação.  

Se sua publicação receber uma alta pontuação, seu alcance vai ser maior e muitas pessoas vão ser alcançadas, uma baixa pontuação tem como consequência poucas pessoas alcançadas. Dificilmente uma publicação consegue alcançar todas as pessoas que curtiram a página.   

Mas como é calculado essa pontuação do edgerank?

Os três grandes fatores que o edgerank leva em conta são: Afinidade, Relevância e Tempo.  

Afinidade - É a representação das quantidades de interações que cada publicação recebe. Quantidade de fãs, ou amigos, compartilhando, curtindo, comentando, visualizando fotos, vídeos, clicando nas publicações.

Conforme as pessoas interagem com sua publicação, aumenta as chances de sua publicação ser exibidas no feed de notícia delas. 

Peso - Cada tipo de conteúdo que você publica, ele tem um peso. Com base em várias pesquisas fotos e vídeos tem pesos maiores que textos e links.

Isso significa que quanto mais interativo for seu conteúdo, maiores é a chance de seu alcance alto. 

Tempo - De forma bem simples, publicações mais recentes tem um peso maior em termos de edgerank e grandes chances do alcance ser maior.

Agora que conhecemos o EdgeRank, podemos tirar três conclusões bem simples para implementar em nossas estratégias de divulgação pelo Facebook.

1ª - Procure publicar conteúdos que gerem engajamento do seus seguidores, assim ganhando pontuação no fator afinidade

2ª - Como já sabe como base em várias pesquisas, fotos e vídeos tem maiores pesos, então trabalhe bastante com esse formato de conteúdo ganhando pontução no fator peso, mas procure também trabalhar com outros formatos de conteúdos. 

3ª - Você deixaria seu espaço físico abandonado?

Acredito que a resposta seja um grande não, sua página é sua presença no mundo on-line. 

Publicações diárias são importantes para manter seu alcance alto, mantenha sua página atualizando ganhando ponto no fator tempo.     

Espero ter conseguido explicar sobre o edgerank de forma bem simples para que todos possam entender como ele funciona e sua importância.

No próximo artigo vamos falar sobre Perfil X Fan Page, qual utilizar na divulgação do meu negócio.  

Se você tem uma pergunta, dúvida sobre marketing digital envie uma mensagem para meu whatsapp (13) 99794-2719.

Acesse meu artigo sobre Vale a pena, para pequenas empresas, investir em Facebook Ads no Vale do Ribeira? 

 

Até Mais ;) Acesse Blog Douglas Nakazawa