Entrevista: Major Proença fala sobre projetos e estatísticas da PM no Vale do Ribeira

Major assumiu o comando do 14º Batalhão em dezembro de 2016

Por Fagner Vieira 12/01/2017 - 00:47 hs




Estive esta semana no Comando da Polícia Militar, em Registro, conversando com o Major Proença. Na oportunidade falamos sobre alguns projetos que o 14º BPMI vem realizando no Vale do Ribeira.

Um deles é o Projeto Família Segura, que atende cerca de 230 famílias no Vale. São mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica e tiveram medida protetiva emitida pela justiça. O trabalho da Polícia Militar é garantir o cumprimento desta medida e garantir a segurança da vítima e de seu familiares. Esse projeto é pioneiro no Estado de São Paulo e no final de ano, acompanhamos a entrega de cestas de Natal para algumas famílias assistidas e pude conhecer mais sobre este projeto que vem transformando a vida de muitas famílias no Vale do Ribeira. Acompanhe esta matéria no link: https://goo.gl/4YYSjy

Além deste projeto, o Major Proença falou  sobre o Proerd e a Patrulha Rural, dois importantes projetos da Polícia Militar no combate às drogas e na segurança de famílias da zona rural.

Já os números de atendimentos no Vale do Ribeira são impressionantes. Com um efetivo de cerca de 300 homens, o 14º BPMI (Décimo Quarto Batalhão de Polícia Militar do Interior) fez impressionantes17.360 atendimentos em 2016.

Bem lembrado pelo Major Proença, esses atendimentos são dos mais variados, pois o 190 geralmente é o primeiro número que o cidadão disca quando precisa de ajuda nas mais diversas situações. Desses atendimentos o Major Proença destacou as 631 pessoas presas em flagrante, uma média de quase duas pessoas por dia. Foram também capturados 184 foragidos da justiça, 64 armas de fogo apreendidas, 39 quilos de drogas apreendidas, 115 veículos furtados ou roubados que foram recuperados pela Polícia Militar e 7.734 autuações de trânsito.

Quero aqui agradecer a toda equipe do 14º BPMI que nos recebeu prontamente e em especial o Major Proença pela disponibilidade. O Major Proença assumiu o comando do 14º BPMI em dezembro de 2016 e desejo muito sucesso à ele e sua equipe que trabalham duro e se arriscam diariamente para manter a segurança no Vale do Ribeira.