Como posso ajudar meu filho a melhorar sua coordenação motora?

Por Joicy Macedo 11/02/2019 - 10:52 hs

 

É muito comum, que alguns pais não deem a devida atenção para os seus filhos, de modo especial quando falamos da questão do como trabalhar com a coordenação motora, muitos não sabem a importância, e outros realmente não tem tempo, trabalham o dia inteiro, e a responsabilidade sempre recai para escola. Mas trabalhar a coordenação motora, fina, ou grossa, e ate viso motora, auxilia muito no processo de desenvolvimento da criança, evitando que ela venha ter problemas ou dificuldades na sua aprendizagem escolar. Por exemplo: a dificuldade em escrita, geralmente a criança que apresenta essa dificuldade, mostra baixa coordenação motora fina, não tem força nas mãos para segurar o lápis, ou segura muito forte, devido sua insegurança. Isso precisa ser trabalhado, atividades práticas e lúdicas como amassar papel, rasgar papel com as mãos, brincar com massinha de modelar, ajudam com que a criança, corrija algum tipo de problema ou mesmo para dar uma melhore sua habilidade, por isso, trabalhar a coordenação motora se mostra como um enorme desafio a ser cumprido pelo pai e pela mãe.

 É fundamental, que se dê uma boa atenção a questão do como trabalhar a coordenação motora de seu filho de forma contínua e por meio de diversos exercícios pois quando falamos em termos de se trabalhar a coordenação motora de seu filho, estamos falando em trabalhar por habilidades pelas quais ele venha a desenvolver no futuro.

 

 Será que meu filho, precisa melhorar sua

coordenação motora ?

 Geralmente, os pais não costumam ter um olhar muito apurado na criança e passa por despercebido de como está o desenvolvimento da coordenação motora de seu filho. Isto é, ao mesmo tempo que apresenta algo complexo também pode ser algo fácil de se trabalhar. Claro, que aqui não estou citando casos complexos, mas pensando mais numa possibilidade de prevenir que ela venha ter problemas futuros, ok!

 É importante que os pais, ao articularem atividades que desenvolvam a coordenação motora de seus filhos, não fiquem paranoicos fazendo este tipo de diagnóstico, mas se a professora indicar algum tipo de trabalho específico, pelo qual se tenha que ter com a criança durante este processo.

De um modo especial, quando falamos de crianças mais novas, existe um grande e complexo desafio que consiste em se trabalhar de maneira contínua com o universo delas, que é o universo lúdico, de nada adianta passar exercícios concretos para uma criança, com poucos anos de vida se ela não conseguir fazer.

 CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aí surge na verdade por duas necessidades:

 

1-Se trabalhar a coordenação motora da criança de forma rápida, ao se desenvolver por um trabalho de coordenação motora mais precoce em crianças, é de fundamental importância que você entenda e até mesmo compreenda que quanto mais cedo se trabalhar a questão da coordenação motora nas crianças, mais cedo você consegue corrigir o problema.

 

2- Se trabalhar com a questão do lúdico; Crianças pequenas (até 4 anos), tendem a não compreender por instruções concretas, pois o raciocínio delas ainda é muito abstrato, por isso é necessário trabalhar com o lúdico, ou seja, com o mundo das brincadeiras com relação as crianças, para que se possa evitar até mesmo incompreensões da criança.

 

Diante destas necessidades, como devo

trabalhar a coordenação motora ?

 

A primeira coisa, pela qual você deve ter em mente é que ao se trabalhar com crianças pequenas, não é necessário que se recorra a profissionais de psicologia ou médico,  mas se você perceber alguns comportamentos do tipo, “meu filho não consegue ficar em pé direito”, ou “ele sempre esbarra nos móveis, parece não que não percebe”, “derruba as coisas da sua mão com facilidade, como se não tivesse firmeza”. Isso pode ser uma alerta, que ele precisa de ajuda de um profissional, sim. Então, busque ajuda, consulte um psicopedagógico, que poderá realizar uma avaliação inicial para os levantamentos prévios, e se necessitar de outros profissionais, ele poderá encaminhar.

 

Espero, que possamos ter ajudado e de certa forma os orientados e para contribuir nessa etapa de melhorar as habilidades e competências do seu filho, vamos lhe dar um presente: adquira agora nosso  e-book:14 atividades Lúdicas para desenvolver com o seu filho (a).

https://drive.google.com/open?id=1E2lXoNoTx02TLEpFBOUJLjwNg1gMWZUo