Judoca registrense conquista ouro no Pan-Americano

Eduardo é filho de Edson e Dirce Barbosa, pais da também medalhista nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, Danielli Yuri

Por Redação 08/05/2017 - 11:17 hs
Foto: Prefeitura Municipal de Registro

O judoca Eduardo Katsuhiro Barbosa, registrense de 25 anos, conquistou medalha de Ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô 2017, realizado de 28 a 30 de Abril na Cidade do Panamá. Além do ouro, o judoca também conquistou medalha de bronze no campeonato.

A competição reuniu 23 países das Américas e Eduardo, mais conhecido por Dudu, lutou na categoria -73 Kg. Para alcançar o ouro, Dudu venceu por Ippon o dominicano Santana Lwilli e o mexicano Tavera David. Na Semifinal, venceu o cubano Estrada Magdiel por Waza Ari e, na final, venceu outro mexicano, Araújo Eduardo, por três Shido, levados pelo oponente.

O Brasil voltou do Pan com o título de país melhor colocado, conquistando seis medalhas de Ouro, duas de Prata e quatro de Bronze. Na disputa por equipes, a seleção masculina perdeu na semifinal para Cuba e Dudu foi o único a vencer por Ippon. Na disputa pelo bronze, o Brasil levou a melhor, encerrando a participação em terceiro lugar. A seleção feminina brasileira fez bonito e sagrou-se campeã da competição.

Eduardo é filho de Edson e Dirce Barbosa, pais da também medalhista nos jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, Danielli Yuri. Edson é sensei da ABJ – Associação Barbosa de Judô, que mantém parceria com a Prefeitura de Registro, pela qual concede vagas gratuitas para crianças e jovens que queiram praticar a modalidade.