Cinco cidades no Vale do Ribeira aderem ao Poupatempo do Empreendedor

Sistema permite licenciar empresas para abertura em até 72 horas

Por Francine 13/09/2017 - 13:00 hs
Foto: Governo do Estado de SP
Cinco cidades no Vale do Ribeira aderem ao Poupatempo do Empreendedor
Governador de São Paulo durante o anúncio das novas cidades que aderiram ao programa

 O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (11) a ampliação do sistema Poupatempo do Empreendedor para mais 80 municípios paulistas. Entre as cidades que aderiram, cinco são do Vale do Ribeira. São elas: Barra do Chapéu, Cananéia, Itaóca, Itariri e Sete Barras. Registro ainda não aderiu ao sistema.

 O programa tem como objetivo desburocratizar o processo de abertura de empresas. Com o Poupatempo do Empreendedor, o empresário considerado de baixo risco pode conseguir o licenciamento para a abertura de um negócio em até 72 horas, sem precisar se dirigir pessoalmente em diversos órgãos exigidos. Tudo é feito de forma on-line.

 Com o novo Portal, o empreendedor dá entrada no processo e a Junta Comercial encaminha para todos os órgãos que, por sua vez, respondem rapidamente nos casos de empresas de baixo risco ambiental. O sistema desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), reúne as licenças do Corpo de Bombeiros (sistema Via Fácil), Vigilância Sanitária (sistema SIVISA), Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Secretaria da Agricultura e Abastecimento (sistema GEDAVE), graças a integração sistêmica entre estes órgãos.

 Segundo dados da Jucesp, até agosto deste ano foram abertas 107.800 empresas no Estado, e o Portal do Poupatempo do Empreendedor, segundo levantamento da Prodesp, teve, durante o período produtivo, mais de 260 mil consultas entre os órgãos licenciadores.

O módulo já está disponível a todos os municípios do Estado. A inscrição é feita no próprio site da Jucesp: www.jucesp.sp.gov.br . A prefeitura interessada deve entrar em contato com a Jucesp, e a adesão ao convênio Via Rápida Empresa, com o Poupatempo do Empreendedor, é totalmente gratuita.