Sesc Registro recebe Sonora Brasil, maior projeto de circulação musical do país

Bandas musicais de Santa Catarina, Goiás, Amazonas e Bahia farão apresentações gratuitas entre os dias 17 e 20 de outubro (terça a sexta-feira), às 19h

Por Francine 09/10/2017 - 18:47 hs
Foto: Sesc Registro
Sesc Registro recebe Sonora Brasil, maior projeto de circulação musical do país
Projeto musical em Registro

Entre os dias 17 e 20 de outubro o Sesc Registro recebe o Sonora Brasil, considerado o maior projeto de circulação musical do país. São cerca de 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, com o objetivo de levar ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical brasileira.

Pela primeira vez, Registro participa do circuito nacional do projeto, que este ano está na 20ª edição com o tema "Bandas musicais: formações e repertórios".

As apresentações que acontecem no Sesc Registro na próxima semana, com início às 19h, traçam um panorama das tradicionais bandas musicais que, espalhadas pelo Brasil, são reconhecidas como formadoras de músicos e responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara.

A abertura do Sonora Brasil acontece na terça (dia 17), na área de Convivência, com a apresentação de uma das mais antigas bandas de Santa Catarina, a Sociedade Musical União Josefense, formada por 28 músicos. Sediada na cidade de São José, na grande Florianópolis, a banda desenvolve tanto arranjos e adaptações de música popular e erudita como também repertórios tradicionais, com marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas. A instituição tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial de São José.

Na quarta (dia 18), também na Área de Convivência, será a vez da Corporação Musical Cemadipe, formada por 15 jovens da cidade de Aparecida de Goiânia (Goiás). A banda apresentará marchas e hinos com naipes de metais e percussão, além de instrumentos de fanfarras e exemplos de um repertório específico, com atenção especial a compositores goianos. O grupo foi formado há 12 anos com proposta de educação musical baseada em referências encontradas em cidades do interior do Brasil.

Na quinta (dia 19) sobe ao palco do Teatro do Sesc Registro o Quinteto de Metais da UFBA, formado por músicos professores da Universidade Federal da Bahia. Composto por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, instrumentos que integram o naipe de metais das orquestras sinfônicas, o quinteto de metais é um dos conjuntos de câmara mais tradicionais da música de concerto. No Sonora Brasil, o grupo da UFBA representa o segmento com repertório inspirado na sonoridade das bandas tradicionais do interior.

Fechando o circuito, na sexta-feira (dia 20), na Área de Convivência, acontece a apresentação de A Bandinha, formada por músicos de Manaus (Amazonas). O grupo se inspira na Bandinha de Altamiro Carrilho, que fez grande sucesso nas rádios nas décadas de 1950 e 1960 tocando valsas, choros, maxixes, marchas-rancho e outros ritmos populares. O repertório da banda também faz referência aos antigos ranchos carnavalescos que antecederam os blocos e escolas de samba do carnaval carioca, além de temas relacionados a festas populares da região amazônica.

As apresentações do Sesc Sonora Brasil são gratuitas e começam às 19h. 

A programação completa pode ser conferida em: www.sescsp.org.br/registro .

Mais informações: (13) 3828-4950.

O Sesc Registro fica na Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 - Complexo KKKK – Centro.

Curta a página do SESC Registro: www.facebook.com/sescregistro