Registro tem gestão municipal “muito efetiva”, segundo indicador do Tribunal de Contas

Entre os 14 municípios da região, Registro alcançou a melhor média na avaliação feita com base nas informações de 2016

Por Francine 11/10/2017 - 12:16 hs
Foto: Arquivo Registro Diário
Registro tem gestão municipal “muito efetiva”, segundo indicador do Tribunal de Contas
Indicador feito pelo Tribunal de Contas do Estado

O Prefeito Gilson Fantin compartilha com toda a equipe da Prefeitura o excelente resultado conquistado no IEGM 2016 – Índice de Efetividade da Gestão Municipal – indicador feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e divulgado esta semana. Registro obteve a média B+ (muito efetiva), sendo a melhor colocada entre os 14 municípios do Vale do Ribeira.

“A conquista deste indicador positivo é resultado do esforço e do trabalho de todos os funcionários da Prefeitura. Temos enfrentado momentos de muita dificuldade diante da situação do País, mas com criatividade e muita eficiência os serviços públicos estão avançando cada vez mais”, comemora o Prefeito Gilson.

Somente 38% das 644 cidades de São Paulo avaliadas em 2016 pelo TCE-SP alcançaram a média B+ no IEGM (nenhum município alcançou a nota A, de altamente efetiva). A nota B+ indica que Registro tem uma gestão municipal que investe bem os recursos públicos. O município ficou à frente inclusive da média do Estado, que recebeu a nota B (efetiva).

Indicador concebido pelo Tribunal de Contas do Estado, o IEGM busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 644 prefeituras paulistas. Inédito no âmbito das Cortes de Contas do Brasil, tem como objetivo verificar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo.

O IEGM é resultado da avaliação de 7 índices setoriais consolidados em um único indicador com foco na análise da infraestrutura e dos processos nos municípios. São eles: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação.

RESULTADO DE REGISTRO

IEGM: média B+ (muito efetiva)

Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal e Proteção Ambiental: B+

Cidadãos: A (altamente efetiva)

Tecnologia Informação: B (efetiva)

 Média do Estado: B (efetiva)

 

Média DA Região Administrativa de Registro (14 municípios do Vale): B (efetiva)