Escolas Públicas de Registro são destaque no Paulista Escolar de Xadrez

Dentre as revelações, o aluno da EMEB Prefeito Professor José Mendes, Guilherme Matheus Bento da Veiga, derrotou fortíssimos adversários mesmo jogando pela primeira vez numa competição desta envergadura

Por Francine 12/10/2017 - 09:16 hs
Foto: Prefeitura de Registro
Escolas Públicas de Registro são destaque no Paulista Escolar de Xadrez
A campeã Demy segurando o troféu junto com a sua delegação e de São Paulo

 O aluno da EMEB Prefeito Professor José Mendes, Guilherme Matheus Bento da Veiga, 9 anos, com o incrível rating performance 1527, foi o maior destaque da delegação registrense que participou no último sábado (07/10), do Campeonato Paulista Escolar, realizado no Clube Hebraica, em São Paulo.

 Jogando pela primeira vez numa competição desta envergadura, com quase 500 participantes, Guilherme não se intimidou, e mesmo estando ainda sem rating, derrotou fortíssimos adversários, superando nas últimas rodadas dois enxadristas de colégios tradicionais e com ratings de 1726 e 1800.

Delegação registrense de xadrez

 Guilherme dividiu a segunda colocação com 5 vitórias e apenas uma derrota. Pelos critérios de desempate ele ficou com a medalha de 5º lugar, entre 46 competidores, todos do 4ºano do Ensino Fundamental.

 Outro destaque foi Kaike Eduardo Pinto Calazans, aluno do 9º ano da E.E. Koki Kitajima, que conquistou a 4ª colocação dentro de sua categoria, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota. Gustavo Ferreira da Cruz, do 9º ano, e Carlos Henrique Domingues da Silva, do 1 º ano do Ensino Médio, ambos da E.E. Ruy Prado de Mendonça Filho, ficaram igualmente em 7º lugar, com três vitórias. Mauricio Latorre comandou a delegação com 16 enxadristas - integrantes das três escolas.

INSTITUTO FEDERAL - A enxadrista Demy Yamamaru Curcio, de 15 anos, aluna do Instituto Federal de Registro, integrando a equipe que representou o Estado de São Paulo, sagrou-se campeã geral de xadrez na final nacional do JIF – Jogos do Instituto Federal, realizada junto com as demais modalidades em Poços de Caldas, entre 5 e 7 de outubro.

 Foi uma disputa bastante acirrada com a equipe de Mato Grosso do Sul. No resultado por equipe, integrada por 4 enxadristas, houve empate, inclusive nos três critérios de desempate. No sorteio, Mato Grosso levou a melhor. Depois, nas partidas individuais, computando-se os resultados de todas as meninas, novo empate.  A vitória acabou indo para São Paulo somente com o armagedon, quando uma enxadrista joga com um minuto a menos mas tem a vantagem do empate.

 No mês passado, as meninas da equipe de São Paulo já haviam conquistado o título da região Sudeste. Em Poços de Caldas, Demy terminou invicta a etapa das equipes, com 4 vitórias e um empate. Demy faz parte da equipe de Registro, campeã dos Jogos Regionais e conquistou, há dois anos, o título no Campeonato Paulista Escolar.