Ministro da Agricultura promete analisar implantação de polo da Embrapa no Vale do Ribeira

Governo Federal atende uma das reivindicações do setor agropecuário da região do Vale do Ribeira

13/11/2017 - 23:46 hs

Em audiência, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se reuniu na tarde desta quarta-feira (8), com membros da Conaban - Confederação Nacional dos Bananicultores, em Brasília. Na oportunidade, os diretores da entidade apresentaram os trabalhos realizados pelo grupo na proteção e desenvolvimento da bananicultura, carro-chefe da economia de várias regiões brasileiras, entre as elas, o Vale do Ribeira.

Na oportunidade, Magário entregou ao ministro pauta de reivindicações do setor de quem recebeu imediatamente, uma resposta positiva entre elas: a possibilidade de implantação de um polo do Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, instituição pública de pesquisa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do setor agropecuário brasileiro. Desta maneira, o Governo Federal atende uma das reivindicações do setor agropecuário da região do Vale do Ribeira. 

Na pauta da reunião foram discutidas: boas práticas agrícolas (PIF Banana); o risco fitossanitário na importação de bananas do Equador; TR4 Mal do Panamá, risco à produção no Brasil; registro de novos produtos para cadeia produtiva da banana; mapeamento da bananicultura nacional - inserção no programa Geosafras; agilização na aprovação de fertilizantes orgânico; a retirada do IPI das embalagens de frutas e o incentivo fiscal ao uso de caixa de papelão.

Foram discutidos ainda: o controle de qualidade de mudas; a utilização adequada de insumos; a capacitação dos funcionários por meio do SENAR, com cursos profissionalizantes para reduzir acidentes e melhorar qualidade da fruta. O grupo buscou apoio também, ao estímulo na exportação de bananas; estratégias de Comunicação com o objetivo de incentivar o consumo interno de bananas; além da criação de ficha técnica para a banana.

Para o representante da Conaban, a reunião serviu para estreitar laços e fortalecer ações: “É muito importante mostrar ao ministro o trabalho da Conaban porque só a partir disso, as reivindicações e ações em comum, dos diversos estados produtores, poderão ser atendidas e fortalecidas”, enfatizou o representante da Conaban, Jeferson Magário.  

Estiveram presentes na reunião, o deputado federal Márcio Alvino (PR), o deputado estadual André do Prado (PR), Wilson Moraes (APTA), Jeferson Magário (Conaban) e o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB).