Saiba como agir diante de um acidente doméstico

Especialista do Senac Registro explica como fazer os primeiros socorros em casos de cortes, hematomas ou queimaduras

07/01/2018 - 23:56 hs

Saber o que fazer diante de um acidente doméstico pode contribuir para uma recuperação mais rápida. Cortes, queimaduras e ralados são as feridas mais comuns quando se está em casa, principalmente em crianças.

Quando o machucado acontece, o mais importante é manter a calma e iniciar os primeiros socorros. Abaixo, Luciano Rocha Inocêncio, docente do curso Tratamento de Feridas e Curativos do Senac Registro, dá dicas do que fazer e o que não usar em cada caso.

Para quem for socorrer um acidentado, a primeira ação é lavar as mãos para evitar risco de infecções. Na sequência, a higienização deve ser feita na área com corte, ralada ou queimada. “Após a lavagem em água abundante, sempre é necessário a avaliação de um profissional para o direcionamento dos próximos passos da recuperação. Se necessário, será prescrito pelo médico o uso de cremes, pomadas e até analgésicos sistêmicos”, explica o docente.

 De acordo com Luciano, a ajuda medica será sempre necessária quando a lesão apresentar alterações como inchaço, coceira, profundidade, secreção ou se o paciente estiver com dor. Também é importante ressaltar o que não deve ser usado para o socorro.

Receitas caseiras com itens como manteiga e açúcar não são recomendadas. “Nunca utilize cremes dentais ou ervas, pois podem provocar maior irritação e aumentar o quadro da lesão, além de gerar riscos de infecções”, alerta.

Em casos de cortes leves, o indicado é fazer a compressão do local com uso de gazes estéreis ou um pano limpo. O objetivo é interromper o sangramento do local. Nos ferimentos mais profundos, também é aconselhado manter o membro lesionado elevado para diminuir a perda de sangue. Nesse caso, como saber se é preciso dar pontos?

O docente do Senac Registro explica que o indicado é procurar auxílio hospitalar. “Uma lesão profunda ou com uma área extensa, apresentando sangramento intenso, necessita de uma avaliação, pois pode ser indicativa para a sutura”.

Já em casos de batidas que geram galos e hematomas, o melhor procedimento para diminuir a dor e o inchaço é usar compressas de água fria e gelo. “Em relação à cabeça, o primeiro cuidado a ser realizado é a avaliação do nível de consciência. Converse com a pessoa e a mantenha acordada. Caso haja qualquer alteração da consciência e visão, náuseas ou vômitos, dor contínua ou intensa, ou qualquer dúvida, procure o serviço médico”, orienta Luciano.

Em acidente envolvendo queimaduras, o primeiro passo é colocar a área atingida debaixo da água corrente até ficar resfriada. Em seguida, avalie qual é o grau do problema. De acordo com o docente, a queimadura de 1º grau é superficial; a de 2º também pode ser tratada em casa, mas com recomendações médicas para diminuir as chances de cicatrizes. Já a queimadura de 3º grau é uma situação grave, que afeta as mais profundas camadas da pele, e deve ser tratada no hospital.

Formação na área

Para os interessados em capacitações na área de saúde e bem-estar, o Senac Registro está com inscrições abertas para os cursos Tratamento de Feridas e Curativos Primeiros Socorros. As duas turmas começam a partir do dia 8 de janeiro.

No primeiro curso, com duração de 24 horas, o interessado desenvolverá conhecimentos relativos à identificação e tratamento de feridas, aplicação das tecnologias em curativos adequada a cada uma delas. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30. É pré-requisito ter, no mínimo, 18 anos para participar das aulas.

Já a programação do Primeiros Socorros, com 16 horas, capacita o interessado para a execução das medidas de primeiros socorros, individualmente ou em grupo, nos agravos mais comuns de origem clínica e traumática. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas.

Informações sobre calendário, áreas de estudo e inscrições dos cursos podem ser obtidas no Portal Senac (www.sp.senac.br/registro) ou na própria unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida.

Serviço:

Tratamento de Feridas e Curativos
Data: 8/1 a 16/1
Horário: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 24 horas

Primeiros Socorros
Data: 8/1 a 16/1
Horário: de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas
Duração: 16 horas

Informações
Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida
Site: http://www.sp.senac.br/registro