Descubra os segredos para a maquiagem de Carnaval não derreter na folia

Especialista da área de beleza do Senac Registro ensina truques para manter o visual intacto durante as passagens dos blocos e bailinhos

09/02/2018 - 09:32 hs

A maquiagem para a folia de Carnaval permite ousadia na escolha de cores das sombras, brilhos nos lábios e cílios postiços. A criatividade é livre! Neste período é possível abusar das combinações mais diferentes e inusitadas possíveis. A única coisa que não cai bem é, no meio da festa, por conta do calor e do suor de tanta dança, a make começar a derreter.

Dicas simples contribuem para manter o visual intacto durante os festejos. De acordo com Regirene Baltazar Durci Okamoto, docente da área de beleza do Senac Registro, a regra de ouro é começar pela limpeza da pele. “Um rosto limpo, tonificado e hidratado receberá os produtos com muito mais eficácia, precisão e fidelidade de cores”, afirma.

Depois dessa preparação, o recomendado por ela é a aplicação do primer. O produto minimiza os poros, preenche linhas de expressão e deixa a pele matificada, com aspecto aveludado, garantindo maior durabilidade à maquiagem. “Além disso, ele diminui a oleosidade e ajuda a evitar borrões”, acrescenta a docente.

Sobre melhores cores para a ocasião, não há erro! O visual deve ser bem alegre, com muito brilho e pedrarias. Capriche nos cílios postiços, lantejoulas, adesivos e tudo que encaixar com a fantasia escolhida. “Uma proposta legal é a temática dos unicórnios, que está super em alta. É possível usar tons de sombra rosa, azul e roxo. Lembrando que isso não impede em nada de usar muito dourado e prateado, que são tendências eternas”.

Lápis de olho e rímel à prova d'água também são itens indispensáveis para evitar sustos no espelho. Além deles, leve um batom na bolsa para garantir uma boca colorida até o fim da festa! “Aposte em um com muito brilho, glitter e cores vibrantes. Os batons com efeito matte têm uma maior durabilidade e borram menos”.

Com ou sem cílios postiços?

Se a ideia é ir sem fantasia, mas com uma maquiagem divertida, a alternativa é abusar dos cílios postiços. Eles devem ser colocados depois da base e sombra. O modelo fica a critério de cada um.

Os cílios postiços variam dos mais cheios, só com os pelos, a até os artísticos, elaborados com cristais, plumas e cores diferentes. A faixa de preço fica entre R$20 e R$50.

O importante é que o produto fique confortável nos olhos, sem pesar e sem a preocupação de descolar durante a festa. “Sempre é bom procurar colas antialérgicas e fazer o teste de contato. Se perceber que eles estão incomodando, coçando ou ardendo, é recomendado tirar imediatamente e lavar a área dos olhos abundantemente com água”, orienta.

Maquiagem profissional

O Senac Registro está com inscrições abertas para o curso Maquiador. Com duração de 160 horas, a programação capacita profissionais para criar e realizar maquiagens de embelezamento para eventos sociais, fotos, passarela, televisão e cinema, visando a uma composição estética harmônica, e valendo-se de técnicas e produtos adequados, além de princípios de visagismo e conceitos de arte, moda, estilo e beleza.

As aulas começam em 2 de fevereiro e serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas. Inscrições e outras informações no Portal Senac www.sp.senac.br/registro ou na própria unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida.

Serviço:

Maquiador
Data: 5/2 a 16/5
Horário: de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas
Duração: 160 horas

Informações
Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida Site: http://www.sp.senac.br/registro