Projeto Inspira - Ações para uma vida saudável promete envolver as pessoas em reflexões e atividades

Proposta é fazer uma pausa para respirar e pensar sobre como cada um pode encontrar o seu próprio caminho para uma vida saudável

Por Redação 03/04/2018 - 20:00 hs
Foto: Divulgação
Projeto Inspira - Ações para uma vida saudável promete envolver as pessoas em reflexões e atividades
Meditação com Flauta Japonesa

O Sesc São Paulo apresenta a primeira edição do Inspira – ações para uma vida saudável, com início nesta sexta-feira (6), véspera do Dia Mundial da Saúde, em todas as unidades do Sesc estado de São Paulo.

São mais de 300 atividades que ocorrem até dia 22 de abril, entre aulas abertas, vivências, oficinas, palestras, exibições de filmes, instalações, encontros e bate-papos, que propõem uma pausa para respirar e pensar sobre como cada um pode encontrar o seu próprio caminho para uma vida saudável.

Com uma abordagem transversal, o Inspira – ações para uma vida saudável busca trazer um olhar ampliado sobre a saúde, destacando suas relações com a cultura e com o comportamento. Entre 6 a 22 de abril, o Sesc volta as atenções ao bem-estar e à qualidade de vida, pilares de sua missão institucional na promoção da saúde.

A abertura do projeto acontece no dia 5 de abril, às 14h30, no Sesc Pompeia, com debate sobre o tema Saúde e os Desafios Atuais. Participam o médico patologista Paulo Saldiva, o arquiteto e urbanista Carlos Leite, e o cientista social e representante do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde, Nelson Filice.

 

Sesc Registro

No Sesc Registro, a programação inclui as vivências Meditação para a Família (dias 6 e 8), Meditação com Flauta Japonesa (dias 7, 21 e 22) e Meditação e Imaginação Ativa (dia 20), além da oficina Você sabe o que está Comendo? (dia 15) e da Aula Aberta sobre Reeducação Postural para o Bem Estar (terças e quintas, no período de 10 a 26/04). As atividades são gratuitas e voltadas a diversas idades.

Acompanhe a programação completa no site: www.sescsp.org.br/registro.

Mais informações pelo telefone (13) 3828-4950.

O Sesc Registro fica na avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 - Complexo KKKK – Centro – Registro/SP.

 

PROGRAMAÇÃO DO “INSPIRA” NO SESC REGISTRO

 

Vivência: Meditação para Família

Dia 6, sexta: 19h.

Dia 8, domingo: 11h30 e 15h.

Com o terapeuta Márcio Valério. Apresentação da meditação como um instrumento para a harmonia familiar e nos relacionamentos, proporcionando aproximação, segurança e estimulando o toque, a audição e a concentração em benefício da saúde dos adultos e crianças. A partir de 6 anos. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Vivência: Meditação com Flauta Japonesa

Dia 7, sábado: 11h e 15h.

Dias 21 e 22, sábado e domingo: 11h e 15h

A vivência tem como objetivo proporcionar um espaço de reequilíbrio, harmonia e serenidade, por meio da prática guiada da medição ao som da Shakuhachi, nome dado à flauta tradicional japonesa, possibilitando que os participantes experimentem os benefícios da meditação como forma de bem estar e promoção e manutenção da saúde. A partir de 14 anos. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Aula Aberta: Reeducação Postural para o Bem Estar

De 10 a 26/04 (terças e quintas): 19h.

Com instrutores de atividades físicas do Sesc. Por meio de exercícios de respiração, fortalecimento e alongamento dos músculos e articulações, estimula-se o autoconhecimento, a concentração, a consciência postural e a autonomia corporal dos participantes. A partir de 12 anos.

 

Oficina: Você sabe o que está comendo?

Dia 15, domingo: 11h e 14h.

Com a nutricionista Jane Glebia. Mesa interativa com três painéis, mostrando ao público a quantidade de açúcar e sódio oculta nos alimentos ultraprocessadose apresentando estratégias para reduzir a adição desses ingredientes culinários na alimentação.

 

Vivência: Meditação e Imaginação Ativa

Dia 20, sexta, 19h.

Com o terapeuta Márcio Valério. Os participantes poderão vivenciar a meditação voltada para praticantes de atividades físicas e esportes e seus benefícios para quem pratica essas atividades. Além disso, também terão contato com exemplos e exercícios de imaginação ativa para praticantes de corrida e como essa técnica pode auxiliar em corridas de longa distância, por exemplo. A partir de 16 anos. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.