Oftalmologista conscientiza população no Dia Nacional do Combate ao Glaucoma


Oftalmologista conscientiza população no Dia Nacional do Combate ao Glaucoma

Maio é o mês nacional do combate ao Glaucoma e o Hospital de Olhos de Registro orienta para a prevenção

Por Juliana Duarte Vieira 22/05/2018 - 22:41 hs

No último dia 26, comemorou-se o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma. A doença já é a segunda maior causa de cegueira no mundo, perdendo o posto apenas para a catarata. No Brasil, 900 mil pessoas acima dos 40 anos possuem a doença.

Considerada uma enfermidade ocular silenciosa, seus sintomas são imperceptíveis no início e se for diagnosticada tardiamente pode levar à perda total da visão.

O Glaucoma ocorre quando o nervo óptico sofre um dano causado pela elevação da pressão do olho. Esse nervo é o responsável por levar as informações visuais para o cérebro, se ele não funcionar corretamente, as imagens não chegarão limpas e corre o risco de nem chegarem, resultando na cegueira.

O Hospital de Olhos de Registro (HOR) orienta para a prevenção da doença. É importante procurar um médico especializado para detectar a doença e, para isso, os oftalmologistas são os indicados para diagnosticar se uma pessoa tem ou não tem Glaucoma (ou qualquer outro tipo de deficiência na visão).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns dos sintomas apresentados são: visão diminuída ou embaçada, dor grave e repentina nos olhos, náusea e vômitos, perda gradual da visão periférica lateral, olhos avermelhados e inchados, lacrimação em excesso e sensibilidade à luz.

Não há cura para a doença, mas há a desaceleração na perda da visão. Esse é o benefício que a cirurgia oferece aos pacientes com Glaucoma, além de diminuir a pressão intraocular.

A doença pode ser hereditária, portanto, é importante realizar diagnósticos com frequência caso o paciente tenha casos de Glaucoma na família.

Acima dos 35 anos, as pessoas precisam realizar exames oftalmológicos anualmente. Procure o Hospital de Olhos de Registro e agende sua consulta, o atendimento é estendido a pessoas de todo o Vale do Ribeira.

Dra. Maria Elisabeth Albuquerque Magalhães é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com especialização em Oftalmologia pelo Serviço de Oftalmologia da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficência. Atuou nos principais hospitais da cidade e hoje integra o Corpo Clínico do Hospital de Olhos de Registro.

Telefone: (13) 3821-2421
Site: horegistro.com.br
Endereço: Av. Wild José de Souza, 242, Vila Tupy, Registro/SP