Campanha promove amor e acolhimento


Campanha promove amor e acolhimento

Ação do Coração deste ano tem como tema “Nosso CorAÇÃO, Nosso Território” – Refugiados, Excluídos e Migrantes

Por Mariana Areco Torres 08/06/2018 - 11:00 hs
Foto: Divulgação

Com o tema “Nosso CorAÇÃO, Nosso Território” – Refugiados, Excluídos e Migrantes a Campanha Ação do Coração deste ano propõe uma reflexão sobre o cenário atual onde há uma série de conflitos que obrigam as pessoas a saírem as pressas de seus países, deixando suas famílias, amigos, casas, enfim, suas raízes.

Neste contexto vale também a reflexão sobre as pessoas injustamente excluídas da sociedade e, os migrantes, que serão em número cada vez mais alto.

O maior objetivo do tema deste ano é chamar a atenção da população sobre essas questões humanitárias mundiais, propondo iniciativas que acolham e não excluam o próximo.

Assim como outras cidades do Vale do Ribeira, Jacupiranga também foi convidada a fazer parte dessa corrente do bem e, desde então, conta com a contribuição da população para a confecção dos corações. Durante esta semana, por exemplo, as escolas municipais enviaram bilhetes aos pais pedindo que enviem pelos seus filhos pelo menos um coração, com qualquer tecido, de qualquer tamanho e cor.

“A ideia é propor uma reflexão sobre o cenário atual de conflitos que obrigam pessoas a saírem de seus países sob risco de vida (refugiados), a serem excluídos da sociedade e a migrar por questões climáticas ou econômicas. Quem quiser ajudar é só fazer corações em tecido de qualquer cor e tamanho e deixar no Fundo Social de Jacupiranga. Ajude a Ajudar”, convida a presidente do Fundo Social de Jacupiranga Carina Volpini.

 

Mais sobre a Ação do Coração

A Campanha é um movimento cultural e social que consiste em representar a doação de amor e solidariedade através de corações confeccionados com tecido produzidos pela comunidade, originado em Santos, litoral de São Paulo.

A Ação do Coração foi uma celebração de amor, de esperança e de fé que estreou reunindo mais de 20 mil pessoas na Praça Mauá, em Santos-SP, no dia 02 de agosto de 2012, em homenagem a memória do ator santista Eduardo Furkini, falecido um ano antes. Devido ao sucesso o projeto foi apresentado a Câmara que institui uma lei para inserir este evento ao calendário oficial de eventos culturais da cidade de Santos/SP.

A Ação foi realizada pela Associação Eduardo Furkini e durante a campanha, no mês de julho, em uma grande mobilização, as pessoas se reuniram para fazer corações de tecido de várias cores e tamanhos, recheados com uma boa intenção. No dia 2 de agosto, na Praça Mauá, esses corações foram distribuídos em uma corrente de amor e fraternidade.

"Ficamos muito felizes com o convite pelo segundo ano consecutivo para participar da Ação do Coração. É uma campanha linda que traz uma luz para todos os envolvidos. Todos os corações arrecadados são encaminhados para Santos, e, são revertidos em alimentos e roupas pra o município. É uma ação muito linda!”, afirma a presidente do Fundo Social Carina Volpini.