Senac Registro promove evento Transformando Vidas

Roda de conversa abordará um debate sobre a inserção do jovem no mundo do trabalho e experiências de parcerias entre empresas, alunos e a instituição.

Por Redação 11/06/2018 - 15:00 hs

Com o objetivo de fomentar o debate e a troca de experiências sobre a inserção do jovem no mundo do trabalho, o Senac São Paulo promove, de 11 a 19 de junho, o evento Transformando Vidas com a Aprendizagem com uma série de palestras, mesas-redondas e conversas.

 A iniciativa é gratuita e destina-se a representantes de empresas, órgãos públicos e sociedade civil interessados em conhecer o programa Aprendizagem e obter informações sobre práticas e histórias de sucesso. O evento promoverá ainda a integração entre empresas parceiras e novas instituições interessadas em conhecer como o Senac atua com o programa Aprendizagem.

 Na unidade Registro, a programação acontecerá na próxima terça-feira, dia 12, das 14 às 18 horas. Na ocasião, haverá uma roda de conversa com empresários e estudantes que participam do programa, ex-alunos e representantes do Ministério do Trabalho. “Vamos discutir sobre mercado de trabalho, empregabilidade e como o programa Aprendizagem contribui para a formação profissional de quem está iniciando uma carreira”, afirma Rodrigo Serafim, docente da área de gestão e negócios do Senac Registro.

 Esta é a primeira vez em que a instituição se mobiliza para debater a importância do programa nas unidades da rede. Para Erleni Andrade, coordenadora do programa Aprendizagem no Senac São Paulo, essa é uma das principais políticas públicas voltadas para adolescentes e jovens, sendo uma das possibilidades para a erradicação do trabalho infantil. “Por isso, escolhemos Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, como referência para nossos eventos que acontecerão durante toda a semana. Ao promover reflexões obre um tema tão importante, o Senac reforça o seu compromisso com a sociedade e principalmente com os jovens”, destaca.

Para conferir a programação completa da rede Senac, acesse o Portal Senac, em www.sp.senac.br/agendadeeventos e escolha o local de sua preferência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 Sobre o programa Aprendizagem
Por meio do programa Aprendizagem, o Senac São Paulo promove, em parceria com as empresas, a inserção de milhares de jovens no mundo do trabalho, sendo que muitas vezes essa é sua primeira experiência. O curso é gratuito e a inscrição do aluno deve ser feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz. Em 2017, a instituição formou mais de 14 mil jovens em todo o Estado.

O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação.

Em 2017, um balanço apresentado pelo Ministério do Trabalho apontou que mais de 200 mil jovens foram contratados no Brasil, logo no primeiro semestre, por meio da lei da Aprendizagem. Ainda segundo esse documento, o Estado de São Paulo foi o que mais contratou. “No âmbito da lei, aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos incompletos que deve estar frequentando a escola regular, caso não tenha concluído o ensino médio, ao mesmo tempo em que recebe formação teórica e prática sob a orientação de uma instituição qualificada”, explica Erleni.

Durante o programa Aprendizagem, os alunos também realizam ações que os estimulam a encontrar soluções para situações-problema do cotidiano e que propiciam condições de um aprendizado amplo e significativo. Os projetos permeiam todo o curso e se desdobram em torno de um tema definido em conjunto com a turma. Os estudantes são estimulados à pesquisa, análise crítica, reflexão e investigação, com o objetivo de desenvolverem as competências previstas no perfil profissional de conclusão.

Ao integrar-se ao programa, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando-lhe oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional com mais oportunidades. O curso está organizado em 17 meses e possui carga horária de 1.560 horas, das quais 480 horas são teóricas no Senac e 1.080 horas de prática na empresa.

Outras informações sobre como participar do programa Aprendizagem estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/aprendizagem. A empresa deve contatar a unidade do Senac do seu interesse para verificar a data de início das próximas turmas, prazos e documentos necessários.

Serviço:
Roda de conversa: Transformando Vidas com a Aprendizagem
Data: 12 de junho, terça-feira, das 14 às 18 horas
Local: Senac Registro

Participação gratuita

Inscrições: www.sp.senac.br/agendadeeventos