Registro terá Feira de Agroecologia


Registro terá Feira de Agroecologia

A feira que será semanal, inaugura neste sábado (16)

Por Redação 12/06/2018 - 15:00 hs

 

Consumidores de Registro e região interessados em praticar uma alimentação mais saudável têm a oportunidade de conhecer e frequentar a Feira de Agroecologia e Economia Solidária, que inaugura neste sábado (16), no período das 9h às 15h, no Mercado Municipal de Registro. A feira será semanal, sempre aos sábados.

A iniciativa partiu de um grupo de consumidores e produtores rurais agroecológicos do Vale do Ribeira, que se reúnem em busca de ampliar a produção e o acesso a alimentos agroecológicos na região, cultivados com manejo sustentável e sem o uso de agrotóxicos. Com base nos princípios da Economia Solidária e do Comércio Justo e Solidário, a feira abre espaço para que produtores locais e consumidores do Vale construam uma relação mais próxima e direta, fortalecendo a parceria campo-cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na feira serão comercializados legumes, frutas e verduras, compotas, geleias, ovos, artesanato, mudas de frutíferas, entre outros produtos. Também serão servidos alimentos prontos e quitutes para consumo no local.

Durante a feira serão realizadas rodas de conversa entre consumidores e produtores sobre assuntos relacionados à produção agroecológica, alimentação saudável, consumo consciente, entre outros temas. Será a oportunidade também para que os consumidores possam conhecer quem produz os alimentos que levam para casa e como esses alimentos são produzidos no campo.

A programação incluirá ainda atividades culturais – música, dança, teatro, rodas de capoeira - como forma de valorizar a cultura regional. Neste sábado (dia 16), haverá o lançamento do livro “Práticas feministas de transformação da Economia – Autonomia das Mulheres e Agroecologia no Vale do Ribeira” e a apresentação do mestre fandangueiro Zé Pereira (Cananéia).

Nesta fase inicial está confirmada a participação de produtores agroecológicos dos municípios de Registro, Sete Barras, Barra do Turvo, Cananéia e Eldorado, mas a proposta do grupo é de agregar mais produtores da região ao longo do tempo.

É importante lembrar que o consumidor deve levar sacola retornável para acondicionar os alimentos adquiridos, já que as bancas da feira não vão dispor de sacolas plásticas.

A Feira de Agroecologia e Economia Solidária é uma realização do Grupo de Consumo Consciente, em parceria com a Associação Arte da Terra e Sempreviva Organização Feminista (SOF).

Serviço:
Feira de Agroecologia e Economia Solidária
Quando: Aos sábados – início dia 16/06
Horário: das 9h às 15h
Local: Mercado Municipal de Registro

Programação cultural da feira de sábado (dia 16/06):
- Apresentação musical:  Zé Pereira – Mestre Fandangueiro
- Lançamento do livro: “Práticas feministas de transformação da Economia – Autonomia das Mulheres e Agroecologia no Vale do Ribeira”.