Aves em perigo de extinção são encontradas em cativeiro

Proprietário levou multa de mais de R$ 50 mil reais

Por Mariana Areco Torres 25/06/2018 - 11:15 hs
Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental
Aves em perigo de extinção são encontradas em cativeiro
Mais de 10 aves são apreendidas pela Polícia Militar Ambiental

No último domingo (24) em patrulhamento Ambiental pelo bairro Acaraú, Rua Antônio Paulino de Almeida S/N, município de Cananéia, com o objetivo de localizar áreas degradas mediante desmatamento, constatadas através do setor de monitoramento, Policiais Militares Ambientais visualizaram na parede externa de uma residência um pássaro da espécie sabiá laranjeira, sendo mantida em cativeiro.

De imediato os policiais entraram em contato com o proprietário fazendo a devida vistoria, onde verificou-se que a ave estava em situação irregular por não possuir a devida anilha.

Questionado pelos policiais, a princípio o proprietário negou ter mais animais, porém, em vistoria ao redor da residência foi ouvido cantos / assobios que vinham do interior de um dos cômodos. Ao entrarem no local, os policiais encontraram mais nove curiós, um periquito grego e um sabiá.

O proprietário não possui cadastro como criador amador e nem mesmo apresentou nota fiscal ou qualquer outra documentação que justificasse a aquisição das aves.

Diante da irregularidade foi efetuada a apreensão de todos os animais e conduzidos à sede do 3º pelotão para posterior destinação ao centro de estudos, pesquisas e tratamento de animais selvagens.

O proprietário foi multado em R$ 51 mil reais.

Cabe registrar que as espécies curió "sporophila angolensis" e periquito grego "pionopaita pileata" encontram-se listados como em perigo de extinção.

A ocorrência constitui crime ambiental conforme previsto no artigo 29 da lei 9.605/98p e será lavada ao conhecimento da autoridade de polícia judiciária para providências penais.