Empresa Registrense inova na criação de “búfalos orgânicos”

Carne é benéfica à saúde e está em alta no cardápio de quem deseja uma alimentação saudável

Por Juliana Duarte Vieira 26/06/2018 - 10:00 hs

A bubalinocultura cresce 12% ao ano e tem se tornado fonte de proteína animal por meio da produção de carne e leite.

O leite é utilizado para consumo e como matéria-prima na fabricação de queijos. Já a carne tem se tornado uma ótima opção para aqueles que buscam uma alimentação saudável.

Rica em ômega 3 — ácido graxo essencial para o organismo humano —, a carne de búfalo tem 55% menos calorias que a carne bovina. Apesar de possuírem características semelhantes, as carnes se diferenciam pelo baixo índice de gordura.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo, o alimento, quando comparado à carne bovina, possui 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 11% mais proteínas e 10% mais minerais.

Em Registro, a loja Palmito da Fazenda comercializa a carne orgânica de búfalo e possui cerca de 2500 cabeças de búfalos em sua fazenda, onde os animais são tratados com respeito e responsabilidade e abatidos em idade precoce, o que proporciona uma carne mais saudável.

O manejo do búfalo é mais próximo do orgânico que o manejo de outras culturas, pois a nutrição do animal é menos agressiva.

Quando comparados aos bovinos, os búfalos recebem vacinação em menor frequência, pois são animais mais resistentes às condições de criação. Assim, os búfalos recebem uma quantidade mínima de toxinas.

Os cortes da carne de búfalo não se diferenciam dos cortes conhecidos pela população. Encontram-se no mercado alimentício cortes de picanha, filé mignon, contra filé, osso buco, miolo de paleta, costela ponta de agulha, fraldinha e carne moída.

O manuseio também é semelhante ao de outras carnes, podendo ser preparado assado, grelhado, frito, como churrasco, cozido e como mais desejar.

A carne de búfalo é considerada uma carne magra e apresenta um menor acúmulo de gordura entre os músculos e dentro dos músculos do animal, resultando em um alimento menos gorduroso e mais saudável para o consumo humano.

A loja Palmito da Fazenda está em fase de certificação para receber o selo de carne orgânica de búfalo, mas já comercializa a carne e realiza todos os processos de sua produção.

Conheça a carne de búfalo e os queijos feitos com o leite de búfala na loja Palmito da Fazenda, localizada às margens da BR-116, km 456, Capinzal.