Como economizar no presente para o Dia das Crianças

Para surpreender e economizar é preciso planejamento e pesquisa

Por Redação 04/10/2018 - 16:00 hs
Foto: Unsplash

O Dia das Crianças se aproxima e com ele aquela tradicional busca pelo presente ideal que caiba no orçamento. Por isso, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista preparou algumas dicas para garantir a diversão da criançada e manter o orçamento em dia. 

Planeje-se
Confira como está o orçamento e, em caso de crediário, como o valor parcelado impacta nos próximos meses. Lembre-se que, com a proximidade do final do ano, há a necessidade de preparar o orçamento para as despesas como: IPTU, IPVA, matrícula escolar, entre outras. Portanto, evite parcelamentos longos ou presentes que possam comprometer a vida financeira.

Tome decisões em família
Converse com todos os membros da família, incluindo as crianças, e alinhem juntos o valor dos presentes. Se a criança pedir algo que não se encaixe neste momento no orçamento, explique que não será possível e optem por algo mais em conta. 

Pesquise preços
Evite ir às compras antes de pesquisar preços. Há alguns aplicativos e sites que podem auxiliar neste momento. Você pode verificar quais lojas têm o produto desejado e ainda analisar o histórico de preço dos últimos meses. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compras na internet
Ao optar pela compra online é importante atentar-se ao prazo de entrega. Por ser uma data de maior movimento do comércio, os prazos podem sofrer alterações, então, não deixe para a última hora. Se possível, antecipe a compra do presente para ter uma “margem de segurança” de entrega, em caso de atraso. Lembre-se de considerar a taxa de envio no valor total do presente.

Custos adicionais
Verifique se o presente escolhido necessita de itens adicionais. A escolha de um videogame, por exemplo, costuma estar associada a outros acessórios como controle extra, jogos e cartões de memória. 

Defina o valor 
Antes de ir às compras defina um limite de gastos para cada item, assim você evita fazer compras por impulso e gastar mais do que poderia.

Para saber mais sobre Educação Financeira acesse o Portal Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br). Lá você encontra mais dicas para manter o orçamento em dia e uma sugestão de planilha para organizar as contas.