Bananais são destruídos durante forte tempestade no Vale do Ribeira

Agricultores afirmam que nunca houve um prejuízo deste tamanho decorrente a algum temporal

Por Gabriel Henrique 06/11/2018 - 20:54 hs
Foto: Divulgação

 

Agricultores do Vale do Ribeira sofreram um grande prejuízo devido uma forte ventania seguida de um grande temporal no Vale do Ribeira. A tempestade destruiu diversos bananais e produtores afirmam que cerca de 70% da produção foi destruída.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 

Além da destruição, agricultores também contavam com caixas de banana para dezembro e janeiro, e já devem no ano de 2019 no prejuízo. Os ventos chegaram a cerca de 80 km/h, atingiram tanto a área urbana como a área rural dos municípios, sendo muito afetadas por conta da tempestade, como queda de árvores, casa destelhadas e falta de energia.

O panorama geral do prejuízo causado de cada cidade está sendo feito pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR), que começou a ação na última segunda-feira (5). No Vale do Ribeira, a ABAVAR possuí 30 mil hectares de plantação distribuídas em 14 cidades. Como o prejuízo foi decorrente a uma catástrofe natural, a empresa procurou bancos da região para tentar conseguir linhas de crédito para agricultores, sendo uma questão emergencial.