Saúde de Registro participa de Capacitação em Doença de Chagas

Mais de 90 profissionais da Atenção Básica e Seção de Combate às Endemias compareceram ao treinamento que faz parte do Programa de Controle de Chagas no Estado de São Paulo

Por Redação 04/12/2018 - 17:37 hs
Foto: Divulgação

Realizada pela equipe da SUCEN – Superintendência no Controle de Endemias do Estado de São Paulo, em 14 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Registro, em dois períodos, a capacitação teve como objetivo atualizar os profissionais sobre a doença, bem como as ações educativas para estimular o munícipe a reconhecer um inseto transmissor, coletá-lo e entregá-lo à Unidade de Saúde Municipal, que, por sua vez, deverá encaminhar à SUCEN - responsável pelo atendimento às notificações de insetos suspeitos e procedimentos em casos positivos. O agente etiológico (causador) da doença de chagas é o popular “Barbeiro” (Trypanosoma Cruzi).

Na ocasião, outros temas como Leishmaniose (picadas por insetos), Febre Maculosa (picadas por carrapatos) e Esquistossomose (vermes; barriga d´água), também foram abordados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Programa de Controle da Doença de Chagas, desenvolvido pelo Governo de São Paulo, encontra-se hoje numa fase avançada apresentando resultados que confirmam a não ocorrência de transmissão da doença por triatomíneos domiciliados.

Em Registro, a situação atual de todas as endemias abordadas está sob controle, informa a chefe de Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Cíntia Zilda de Almeida Barros.

 

Lembrando que a doença infecciosa causada pelo “Barbeiro” se caracteriza por uma fase inicial aguda, sinais e sintomas nem sempre percebidos e que podem evoluir para uma fase crônica, com comprometimento cardíaco ou digestivo.

A capacitação contou com a participação do profissional de Informação, Educação e Comunicação (IEC), do coordenador do Programa Municipal do controle de Vetores, juntamente com os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e promoveu a qualificação desses profissionais em suas áreas de atuação.