Conheça aplicativos que ajudam pequenas empresas a crescer

Pesquisa americana revela que PME’s que adotam tecnologias da informação superam seus concorrentes e se destacam no mercado

Por Vale Empreendedor 14/05/2016 - 00:19 hs

Um estudo do Sebrae realizado em 2010 apontou que 27% das empresas paulistas fecham antes de completar um ano. Os números agravam até o sexto ano, quando atingem 64% de mortalidade, sendo que as pequenas e microempresas representam 96% desse universo.

No entanto, o levantamento aponta ainda a importância das MPE’s comerciais e de serviços na geração de postos de trabalho e renda, sendo que estes setores cobrem 80% da atividade total das MPE’s, tanto em termos da receita gerada como das pessoas neles ocupadas, servindo como um “colchão amortecedor” do desemprego.

A tecnologia tem sido uma forte aliada das MPE’s. Em pesquisa encomendada pela Microsoft e realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG), foi constatado que as pequenas e médias empresas líderes na adoção das mais recentes tecnologias da informação superam muito seus concorrentes no mercado. No Brasil, as empresas analisadas aumentaram sua receita anual em 16% e criaram novos empregos 11% mais rápido que empresas com níveis menores de adoção de tecnologia entre 2010 a 2012. No caso do Brasil, as PMEs são responsáveis por 40% do PIB e 53% da taxa de emprego.

O relatório do BCG também aponta que a mais recente onda de avanço tecnológico aumenta as possibilidades de maior inovação e crescimento para os negócios, que passam a ter nestas tecnologias um motor para seu avanço no mercado. A pesquisa revelou que as PMEs líderes em tecnologia melhoraram sua produtividade, conectam-se com novos clientes e mercados, inclusive de diferentes regiões ou países, e tornam-se mais competitivas.

O brasileiro é um povo muito criativo e com a ajuda da tecnologia, tem superado a crise com a criação de modelos de negócios inovadores e bem sucedidos, que ajudam, inclusive, outras MPE’s a impulsionar seus negócios. Conheça alguns exemplos:

Rapiddo – Criado em 2014, o aplicativo para chamada de motoboys para entregas expressas, no mesmo dia, permite que o profissional aumente sua renda em mais de 40%. A geolocalização da solicitação da a possibilidade do motoboy atender a mais próxima, sem a necessidade dele percorrer grandes distâncias. Além disso, enquanto as tradicionais agências ficavam com a maior parte do pagamento das entregas, sem levar em conta os custos dos motoboys com combustível e manutenção das motos, por exemplo, usando o aplicativo Rapiddo, o motoboy fica com 80% do valor da corrida. Já para as empresas, o Rapiddo gera uma economia de mais de 30% nos processos de entregas, com a possibilidade de acompanhamento em tempo real o percurso do motoboy, além da geração de um relatório online para checar as solicitações feitas, permitindo um controle administrativo eficaz.

IguanaFix – A empresa argentina chegou ao Brasil em 2014 com a proposta de oferecer em sua plataforma a possibilidade da contratação de pintores, pedreiros, eletricistas e encanadores, por exemplo. Quem procura por esses serviços recebe de forma prática, segura e gratuita, propostas rápidas de orçamentos. Por outro lado, os profissionais aumentam consideravelmente a forma de oferecer os seus serviços, geralmente feitos no tradicional boca a boca, ganhando abrangência e escalabilidade.

GetHelp – O aplicativo/plataforma lançado há um mês busca atender as necessidades e urgências dos motoristas que usam as rodovias brasileiras. Por meio do GetHelp, além de informações detalhadas das concessionárias, como por exemplo, a malha viária atendida por cada uma delas e telefones de emergências, o motoristas pode solicitar serviços médico e mecânico, guincho, chaveiro, borracheiro etc. O aplicativo permite a esses profissionais atingir um público até então não atendido, direto nas rodovias, ampliando sua área de atuação e colocando-os em contato com a tecnologia, ferramenta ainda pouco explorada por eles.

Holipet – Marketplace para pets, o Holipet, traz maior eficiência no processo de contratação de serviços e no mercado de consumo de produtos para animais de estimação. A ideia é oferecer uma plataforma que possibilite aos prestadores de serviços e estabelecimentos pets ampliarem o seu negócio de maneira sustentável; facilitar a comunicação com os donos de pets que possuem necessidades semelhantes, mas muitas vezes específicas; e apoiar causas de proteção animal. Com o Holipet, profissionais veterinários, adestradores, dog walkers, Pet Sitters, além de estabelecimentos petfriendly, banho e tosa e hotéis, têm a possibilidade de oferecer seus serviços num portal segmentado para pets, tornando-se uma vitrine e um canal completo para quem busca cuidados completos para os bichos de estimação.

 

Contabilizei – O escritório de contabilidade oferece atendimento online e por meio de uma plataforma inteligente, traz mais facilidade, economia e transparência na organização e regularização dos compromissos contábeis de micro e pequenas empresas prestadoras de serviços das mais variadas áreas e de todo o país. Ao automatizar as operações contábeis, o serviço gera uma economia de até 90% dos valores que seriam gastos com o modelo tradicional.