Hospital Regional de Registro completa três meses de funcionamento

HRR começa a fazer cirurgias ambulatoriais e internações neste mês, seguindo o cronograma de ativação

Por Redação 20/12/2018 - 13:00 hs
Foto: Divulgação

O Hospital Regional de Registro dá início, neste mês, à realização de cirurgias ambulatoriais e internações na unidade, seguindo o cronograma de ativação pactuado com a Secretaria Estadual de Saúde. Os dois primeiros pacientes foram operados com êxito pelo diretor técnico, Dr. Antonio Maurício Matsuda, na última semana e receberam alta hospitalar no mesmo dia.

Desde o início de funcionamento, em 29 de agosto, já foram realizadas cerca de mil consultas ambulatoriais, em especialidades como Ortopedia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Otorrinolaringologia, Neurologia/Neurocirurgia e Bucomaxilo Facial. O período também contabiliza, aproximadamente, 600 exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética.

Referência para casos de média e alta complexidade, a unidade recebe pacientes agendados através da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), sistema de regulação estadual, bem como casos levados por serviços de resgate e socorro. O serviço conta ainda com o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que funciona 24 horas por dia, auxiliando nos fluxos de regulação de casos de urgência e emergência.

A nova unidade possui 168 leitos, dos quais 30 são de UTI (unidade de terapia intensiva), além de serviço de apoio diagnóstico por imagem, endoscopia e terapia. O hospital tem 16 mil m² de área construída. Está localizado no km 449 da rodovia Régis Bittencourt, na cidade de Registro, sendo referência para municípios da região do Vale do Ribeira e do litoral sul do Estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O hospital é gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes, uma Organização Social de Saúde (instituição sem fins lucrativos), por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde.

Para o diretor executivo do HRR, Alexandre Durante, a abertura do Centro Cirúrgico e da Internação é resultado do esforço do time do HRR/ISG e sua infraestrutura. "O Hospital Regional de Registro possui equipamentos de ponta para diagnóstico e intervenção cirúrgica, como ressonância magnética, tomografia, raio-x telecomandado, arco cirúrgico que possibilita cirurgias menos invasivas, além de equipamentos de suporte à vida de última geração", destaca. "Temos trabalhado com dedicação e profissionalismo para concretizar o atendimento com qualidade à população", complementa.

O Hospital Regional de Registro integra o programa "Saúde em Ação", uma parceria do governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê 167 obras de reforma ou construção de unidades no SUS paulista. O Governo do Estado investiu R$ 88 milhões para construção do novo hospital.

Além do HRR, o "Saúde em Ação" investe R$ 160 milhões na construção de clínicas do tipo UBS e CAPS no Vale do Ribeira, em 15 cidades da região. No total, são vinte obras, incluindo o hospital regional, 15 UBS, 2 CAPS, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Registro e a reforma do Pronto Atendimento de Juquiá.