Vale do Ribeira abriga a maior boca de caverna do mundo

A caverna Gruta da Casa de Pedra possui um portal de cerca de 216 metros de altura e é considerada a caverna com o maior pórtico do mundo (Guinness Book).

Por Redação 13/05/2019 - 13:00 hs
Foto: Divulgação / PETAR

 

Denominada de Gruta da Casa de Pedra, a caverna é localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). O parque possui mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos e preserva a maior porção de Mata Atlântica do Brasil.

A caverna Gruta da Casa de Pedra possui um portal de cerca de 216 metros de altura e é considerada a caverna com o maior pórtico do mundo (Guinness Book). Ela é formada pelo Rio Maximiliano, que corta a montanha. Sua travessia é restrita, podendo somente ser feita a trilha de 3 horas que leva até sua boca.

Ela leva esse nome devido o enorme portal de entrada, com rocha calcária, que lembra uma grande casa na montanha, segundo visitantes. O núcleo possui portaria, mas não é cobrado ingressos.

Existe uma guarita que controla a única entrada que dá acessa a trilha da caverna. Partindo do Bairro da Serra, que são 13 km (30min) de terra bo até Iporanga. De lá, segue-se até o PETAR, que são mais 15 km de terra boa (45min).

Da guarita até o início da trilha são, aproximadamente, 3 km em estrada estreita e praticamente plana (60 minutos). A trilha apresenta algumas subidas que podem trazer problemas em dias de chuvas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 

Já no início da trilha no cruzamento com o rio Iporanga até o Portal da boca da Casa de Pedra são, aproximadamente, mais 3 km em subida e 1 em descida (120 minutos). Chega-se às margens do rio Maximiliano antes de sua entrada na caverna.