Vale do Ribeira lança Selo de Qualidade para o Turismo

Estabelecimentos que prestam serviços aos turistas podem aderir ao Selo

Por Redação 17/05/2019 - 20:07 hs
Foto: Registro Diário

 

Possuindo uma das áreas de beleza natural mais exuberante do Estado, o turismo vem crescendo cada vez mais no Vale do Ribeira. Os turistas podem aventurar-se através do ecoturismo, principalmente devido ao Pólo Eco turístico do Lagamar. Pensando no crescimento desta demanda na região, o SEBRAE-SP Vale do Ribeira, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), COMTUR e os Conselheiros Municipais de Turismo país, desenvolveram o Selo de Qualidade Caminhos da Mata Atlântica, que busca fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade entre pequenas empresas da região.

O Selo é destinado à empresas que prestam serviços aos turistas do Vale do Ribeira, como Restaurantes, Hotéis, Bares, Lojas de Suvenires, Agências de viagens e turismo entre outros. Visando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o Selo tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo, reconhecer os estabelecimentos que oferecem um serviço de excelência e entregam um produto de qualidade, e promover a competitividade entre pequenas empresas da região, para assim, torna-las mais competitivas no cenário nacional.

"As MPE's são responsáveis pela geração de emprego no país e devemos reconhecer e informar ao turista local e potencial cliente sobre aquelas que têm os melhores serviços e, para isso, a parceria do Sebrae-SP na padronização dos processos, e do CODIVAR, na emissão e manutenção do Selo é um grande projeto para o Vale do Ribeira!”, destaca Michelle Santos Gerente do SEBRAE-SP do Vale do Ribeira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que são os micros negócios que tem movimentado a contratação no país.

O levantamento tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2016. Os dados mostram que as empresas que têm entre um e cinco funcionários passaram a ocupar mais da metade dos trabalhadores ativos do país. Até 2014, empreendimentos deste porte empregavam, em média, 46,6% dos trabalhadores. Em 2015 este percentual saltou para 48,1%, chegando a 50,1% em 2016.

Já um levantamento realizado pelo SEBRAE, em 2018, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que 85,8 mil postos de trabalho foram abertos em setembro, 37% a mais frente ao mesmo período de 2017. Com isso, os pequenos negócios somam 82% (575 mil postos) das 704 mil novas vagas com carteira assinada nos últimos nove meses.

Como funciona a Qualidade para o Selo

Essa é uma questão que une os fatores internos e externos da empresa. Nos fatores internos, o estabelecimento deverá seguir os requisitos legais, ou seja, respeitar a legislação vigente que compreende a empresa e o seu segmento. Já nos fatores externos, o estabelecimento deverá participar dos treinamentos promovidos pelo SEBRAE-SP na área da gestão empresarial e das capacitações do COMTUR na área cultural e dos atrativos locais. 

Para gerar benefícios ao cliente final e ao próprio gestor do empreendimento, o Selo de Qualidade para o Turismo busca trazer a percepção da empresa como um todo, promover a maturidade de gestão em busca da melhoria continua e viabilizar a melhor experiência possível do cliente, promovendo a fidelização do mesmo e possível aumento do ticket médio.

Um evento para a apresentação do projeto já foi realizado na última terça-feira (14), no Bunkyo de Registro. Já no dia 21, o evento será às 19h na Diretoria de Ensino de Miracatu. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/Selodeturismo

Durante o evento serão apresentados os critérios para o estabelecimento conseguir o selo. São mais de 15 itens, como licenças e regulamentações, que o empresário precisa ter em dia, além de participar de um Programa de Capacitação do Sebrae-SP composto por cursos e treinamentos sobre inovação, indicadores financeiros, atendimento ao cliente, motivação de equipe e internet.