Diretor financeiro da PRODESP visita Registro para apresentar o novo modelo de RG

Emissão começou a ser realizada pelo Poupatempo desde a última terça-feira (20)

Por Redação 23/08/2020 - 19:00 hs
Foto: Divulgação / Poupatempo

O diretor financeiro da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo(PRODESP), Murilo Macedo, visitou o município de Registro nesta sexta-feira (23), para apresentar os novos modelos de RG que começaram a ser emitidos pelas unidades do PoupaTempo de todo o estado de São Paulo. Desde a última terça-feira (20), a nova versão da carteira permite a inclusão de dados de até outros 10 documentos, além da indicação de pessoa com deficiência e/ou autismo.

De acordo com Murilo Macedo, o novo documento é mais seguro e inclusivo, tendo a possibilidade de conter o número do Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, NIS/PIS/PASEP.

Além do diretor da PRODESP, estiveram presentes no encontro, realizado na tarde desta sexta-feira (23), a presidente e membros da AMAR, Célia Haiek, o Vereador de Registro, Cristiano de Oliveira, além de Felipe Raphael, representando o Deputado Ricardo Madalena e Deputado Samuel Moreira. 

Murilo Macedo conta que também permitirá a inserção de indicativos de pessoas com deficiência física, visual, mental e motora. Além disso, o Estado de São Paulo se tornou pioneiro na iniciativa de incluir a identificação de pessoas autistas, através de um pedido do Vereador de Registro, Cristiano de Oliveira, em parceria com a Associação Amigos do Autista de Registro (AMAR).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

 

Cristiano de Oliveira destaca que foi apenas o transmissor da mensagem e tomou a iniciativa após saber que o novo RG teria indicativos de pessoas com deficiência. “Eu soube desta causa pela necessidade de ter uma identificação do autista em algum documento oficial de órgão público e a demanda, inicialmente, era para o município de Registro ter o seu cadastro e sua carteira própria”, relatou Cristiano, que solicitou a demanda ao diretor financeiro da PRODESP e, após ajustes no planejamento, foi possível a disponibilização da identificação de autista nos novos documentos emitidos em todo o Estado de São Paulo.

De acordo com a presidente da AMAR, Célia Haiek, não existe nenhuma estatística nacional ou senso do autista, apenas estimativas da síndrome e essa é uma conquista muito importante. “Para as famílias, há muita importância de ter um documento oficial atestando a condição, então o novo RG irá simplificar o acesso a serviços prioritários sem precisar apresentar laudos médicos, por exemplo”.

Outra novidade é que a partir de agora será possível acrescentar o nome social no documento sem a necessidade alteração no registro civil. É necessário, apenas fazer uma declaração a próprio punho.

Para atestar a autenticidade do documento, Murilo destaca que o novo modelo de RG traz um QR Code, além de outros elementos de segurança, como detalhes em relevo tátil ou reativos à luz ultravioleta.

A expectativa é que em março de 2020, todo o Brasil esteja emitindo o novo documento. Para solicitar um novo RG, é necessário fazer o agendamento no site do Poupatempo. A primeira via não é cobrada e a segunda tem taxa de R$39,00.