Fique atento: altas temperaturas podem aumentar o risco de doenças do seu pet

Pulgas, carrapatos e sarnas são as mais comuns. Registro conta com empresa que oferece diversos medicamentos para tratar essas doenças

Por Redação 25/09/2020 - 17:04 hs
Foto: Reprodução Internet

Com a chegada do intenso calor, os donos de pets devem ficar atentos às doenças que as altas temperaturas podem trazer aos seus animais. Pulgas, carrapatos e sarnas são as mais comuns.

No caso das pulgas e carrapatos, com menos de 5 milímetros, um só exemplar dessa praga põe ao longo de sua vida cerca de 2 mil ovos. É quase impossível de imaginar o tanto que existem no planeta.

Já no caso da sarna, o animal sofre com uma intensa coceira na pele (cutânea), que pode piorar com a chegada do calor. A doença pode causar muitas feridas e até infecções.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas três doenças:

Pulgas

Esses insetos podem causar um estrago maior do que muitos imaginam. Apenas com uma única mordida, ela pode causar coceira até perda de pelo e infecções. Se presentes em grande quantidade as pulgas podem, inclusive, causar a morte do animal, sendo assim tão perigosas quanto doenças graves como a cinomose, por exemplo.

Uma das doenças que pode ser causadas por causa das pulgas é a Dermatite alérgica à picada de pulgas (DAAP), que é causada pela saliva da pulga e resulta em coceira intensa, queda de pelos, mau cheiro e descamação da pele.

A Verminoses também é uma doença causada pelas pulgas que os donos de pets devem ficar atentos. Quando o se lambe, ele pode ingerir ovos ou larvas de pulgas que hospedam o Dipylidium caninum, verme que causa diarreia com muco e sangue e, em grandes quantidades, pode causar ataques convulsivos nos animais. Eles têm aspecto de grãos de arroz e aparecem mortos nas fezes ou em volta do ânus dos bichos.

A última doença é a Anemia. A pulga se alimenta do sangue do animal e, e infectado por um longo período, pode apresentar um quadro anêmico. Entre os sintomas estão a perda do apetite e letargia. O tratamento só pode começar depois que todas as pulgas forem eliminadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carrapatos

Carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue dos animais e podem transmitir doenças graves tanto para cães e gatos quanto para humanos. No geral, são maiores que as pulgas e se locomovem lentamente, por isso são mais fáceis de serem encontrados.

Uma das doenças caudas pelo carrapato é a Erliquiose, que é transmitida de um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato, principalmente o marrom. Esta doença pode causar febre, falta de apetite, secreção nasal, apatia e vômitos. A doença também pode causar anemia e, em animais debilitados, levar à morte.

Transmitida principalmente pelo carrapato vermelho (Rhipicephalus sanguineus), a Babesiose é uma doença que pode causar infecção dos glóbulos vermelhos dos cachorros e anemia grave. Entre os sintomas estão a apatia, prostração e emagrecimento.

A Doença de Lyme ou borreliose é ransmitida por carrapatos infectados, afeta diversas partes do corpo e pode acometer humanos. Provoca inflamação de várias articulações, anorexia, perda de peso, letargia e febre. Muitos cães infectados com esta doença apresentam também artrite reumatoide, meningites e miocardites.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sarna

Existem três tipos de sarna em cachorro – dois deles contagiosos. A sarna sarcóptica, também conhecida como escabiose, pode ocorrer em todo o corpo canino. Ela provoca coceiras intensas, crostas na pele (como se fosse cascas) e é transmissível para os humanos. Já a sarna otodécica afeta somente os ouvidos e é restrita a cães e gatos. Além de coçar muito, provoca inflamação no ouvido no animal.

O terceiro tipo de sarna em cachorro é o único não contagioso e não curável. Chamado de sarna demodécica ou sarna negra, ele é passado da mãe ou filhote nos logo primeiros contatos após o nascimento – com a amamentação, por exemplo. Alguns animais que têm a doença nunca vão chegar a manifestá-la, enquanto outros apresentam feridas e perdem seu pelo durante toda a vida. Diferente das outras, a sarna negra não causa coceira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como prevenir

Os donos de pets contam com um estabelecimento que oferece diversos medicamentos para tratar essas doenças. Umas delas é o Simparic, um comprimido mastigável, palatável e que conta com um estudo mostrando que 94% dos cães o aceitaram dentro de 1 minuto. Os animais ingeriram o comprimido sem devolver.

Na Agrojeca’s Registro, você encontra o medicamento com um preço acessível, além de oferecer um ótimo atendimento, dando um gostinho de “quero voltar”.

Vale ressaltar que o comprimido pode ser oferecido a partir de oito semanas de vida do animal, de qualquer raça, inclusive aquelas que são conhecidas por terem sensibilidade a lactonas macrocíclicas, como Pastor de Shetland, Border Collie, Sheepdog entre outras.

O remédio é considerado eficaz por eliminar 100% dos parasitas e possui eficácia garantida por até 35 dias. Outro ponto é que recomenda-se que o animal seja medicado mensalmente Isso melhora a qualidade da prevenção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre a Agro Jeca’s

Inaugurada em maio deste ano, a Agro Jeca’s veio para somar o setor agropecuário da região. Sendo a maior loja do segmento em Registro, o estabelecimento oferece diversos itens do mundo agro, como rações para animais de pequeno e grande porte e um grande setor de ração a granel. Uma das grandes novidades para o município é a farmácia veterinária, onde o cliente encontra uma variedade de produtos de higiene e medicação veterinária. 

Além da farmácia, a Agro Jeca’s também conta com a Moda Country! Chapéus, bonés, botinas, botas texanas, cintos, calças, camisas e acessórios em geral, tudo você encontrada na loja, com um preço justo. Os amantes de bichinhos também podem se deparar com um setor de aves e roedores, além das caminhas, casinhas, coleiras, comedouros e bebedouros oferecidos na Agro Jeca’s.

 

Para melhorar ainda mais, o segmento também oferece para os amantes de cavalos, os acessórios para cavalgada. São diversos itens como cinto, cela, alforje, cabeçada testeira e muitos outros!

A loja é tão completa que, além de todos esses produtos, você pode levar o seu bichinho para o Pet Shop do estabelecimento. Para maior segurança e comodidade do cliente, a Agro Jeca’s ainda conta com um amplo estacionamento exclusivo, localizado na Avenida Clara Gianotti de Souza, Nº 84.

A Agro Jeca's sempre promove diversas promoções de seus produtos, que podem ser consutados em sua Página Oficial