Lista dos vencedores do 1º Concurso Literário de Registro é divulgado

Concurso tem como objetivo dar oportunidade de expressão, valorizar e estimular o trabalho dos escritores registrenses e de todo o Estado de São Paulo

Por Assessoria 11/10/2019 - 17:49 hs
Foto: Reprodução Internet

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa, divulga o resultado e convida para a cerimônia de premiação dos vencedores do 1º Concurso Literário de Registro – Prêmio Guaracuí. O concorrido concurso, em nível estadual, tem o objetivo dar oportunidade de expressão, valorizar e estimular o trabalho dos escritores registrenses e de todo o Estado de São Paulo, nas categorias de Conto e Poesia.

Em sua primeira edição, o Prêmio Guaracuí, teve 395 inscrições – 193 contos e 202 poemas, com procedência de mais de 100 municípios paulistas, já considerado um sucesso. Na sequência, para avaliação dos trabalhos, foi constituída uma Comissão de Seleção de Excelência, desafiada a apresentar os vencedores desta primeira edição.

O prefeito, Nilton Hirota, destacou a importância do concurso literário para o estímulo à produção literária e o empenho da equipe de produção da Secretaria Municipal de Cultura, além da quantidade e qualidade dos trabalhos inscritos. “É o início de mais um certame que reflete o fortalecimento das artes e a possibilidade de Registro referenciar projetos culturais na região e em todo o Estado de São Paulo. Isso é reflexo direto desse trabalho. Vamos continuar fomentando a cultura, as artes e toda a possibilidade de exercitar a sensibilidade humana”, ressaltou o prefeito.

“Para nós da Secretaria de Cultura, receber essa resposta tão intensa do público serve de combustível para o fortalecimento das ações culturais, tanto de formação como de difusão. Investir em Cultura é investir na formação de um cidadão cada vez melhor. Já estamos programando a segunda edição do Prêmio Guaracuí de Literatura”, afirmou o Secretário de Cultura, Carlos Júnior.

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 18 de outubro, às 20h, no Centro da Juventude “Gabi Bertelli”, à Avenida Cecy Teixeira de M. Almada, 1055 – Jd. Caiçara I (Centro Social Urbano), em Registro.

A COMISSÃO DE SELEÇÃO:

Com a perspectiva de transformar o Prêmio Guaracuí em uma referência no Estado de São Paulo, a Prefeitura depositou a responsabilidade da seleção em um trio de “peso”, com reconhecido envolvimento com o segmento literário, são eles:

 CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Antônio Carlos de Moraes Sartini - advogado atua há 30 anos na área da Cultura. Ocupou vários cargos na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Entre 2006 e 2016 foi Diretor do Museu da Língua Portuguesa. Curador da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2012); Curador do Prêmio Jabuti de Literatura (2013 até 2017); Curador do Prêmio São Paulo de Literatura (2017). Atualmente é membro da Comissão de Difusão de Conteúdos em Língua Portuguesa e da Comissão de Seleção de Obras Literárias para a TV Cultura, ambas as comissões da CBL - Câmara Brasileira do Livro.

Sandra Regina Ferro Espilotro - Bacharel e Mestre pela Universidade de São Paulo. Editora executiva e diretora geral da Globo Livros (1989–2011). Diretora editorial para o Mercado Internacional na Ediouro/Nova Fronteira (2011–2014). Participou de mais de 20 Feiras de Frankfurt e 18 Feiras de Londres. Jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017). Diretora e sócia da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br), editora especializada em e-books e referência na área de livros digitais no Brasil. Professora regular em cursos de MBA sobre edição e publicação de livros. Integra a União Brasileira de Escritores.

Paula Valéria Andrade - é poetisa, escritora, artista visual, diretora de arte e professora universitária em cinema. Recebeu prêmios em: Portugal, Itália, EUA, Alemanha e no Brasil: Jabuti e APCA. Em 2016, ganhou "Menção Honrosa" na FALARJ. Tem mais de 20 livros publicados entre: infantil, poesias, didáticos, antologias, contos e livros de arte. São de sua autoria as obras “Amores, Líquidos e Cenas”, poesia, de 2018; editora Laranja Original e “A Pandemia da Invisibilidade do Ser”, poesia, de 2019; da Editora Algaroba, lançado na Flip Paraty.

 

O RESULTADO

Nesta primeira edição, os três melhores trabalhos de cada modalidade receberão certificados, troféus e premiação em dinheiro.

 

Modalidade CONTO

1º – O necrológio dos vivos

Lidiane Santana – Mauá/SP

2º – Álbum de fotos

Gabriel Vicente França – São Paulo/SP

3º – O benzedor de tempestade

Júlio César da Costa – Miracatu/SP

Menções honrosas: Ponto de vista de um soldado vermelho – Felipe de Lara Janz (São Paulo/SP), Palácio Visconde de Palmeira – João Pedro Boria Caiado de Castro (São Vicente/SP), Empurra que pega – Marco Ubiratan Miranda Castro Araújo (São Paulo/SP), A história de um homem inventado – Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes (São Carlos/SP), As moças! – Celso Antônio Lopes da Silva (São Paulo/SP).

 

Modalidade POESIA

1º – Sombra

Paulo Ludmer – São Paulo/SP

2º – Autobiografia

Rafael Martins do Nascimento – São José do Rio Pardo/SP

3º – Árvores coloridas

Alessandro José Padin Ferreira – Praia Grande/SP

Menções honrosas: Os homens que queimam estrelas – Matheus Morais Alves Dias (São Paulo/SP), Bem Dito – Moisés Sesion da Costa (Campinas/SP), A odisseia da motosserra sem alma – Gerson Augusto Gastaldi (São Paulo/SP), O Brasil em 140 versos – Emanoel Santos Fernandes (Sorocaba/SP).

 

Fonte: Prefeitura de Registro