Semana Nacional de Ciência e Tecnologia leva atrações gratuitas à Praça Beira Rio

Serão realizadas diversas atividades entre os dias 22 a 25 de outubro, nas instituições de ensino e na Praça Beira Rio de Registro

Por Assessoria 15/10/2019 - 19:00 hs
Foto: Divulgação

 

Uma grande mobilização para popularizar a Ciência e a Tecnologia no Vale do Ribeira. Com esse propósito, diversas instituições da região se uniram ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Campus Registro) para realizar a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Ribeira (SNCT), que acontece entre os dias 22 a 25 de outubro, em Registro.

E para mostrar que ciência e tecnologia não acontecem somente nas escolas ou em laboratórios, a edição deste ano da Semana também será realizada na Praça Beira Rio, com atividades e exposições gratuitas abertas a todos os públicos. Instituições de ensino do Vale do Ribeira também abrirão suas portas durante a Semana para toda a comunidade regional poder conhecer seus trabalhos e experiências no campo da ciência e tecnologia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

 

O tema desta edição da Semana proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável" e deve envolver mais de 1.500 municípios em todo o país. O Instituto Federal (IFSP) de Registro mais uma vez figura entre as instituições de ensino do estado de São Paulo contempladas com projeto aprovado pelo MCTIC (CNPQ) para promoção das atividades.

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Registro, organizador do evento, espera que a Semana ajude a popularizar o tema no Vale do Ribeira, "impactando e conectando as pessoas e mostrando que ciência, tecnologia e inovação não estão restritas apenas aos grandes centros urbanos".

O projeto teve como inspiração a Semana Nacional realizada todos os anos pelo IFSP no Campus de Registro, mas esse ano, com a aprovação da Lei que incluiu no calendário municipal a Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, o Conselho Municipal buscou mobilizar parceiros e instituições para realizar um evento mais abrangente e descentralizado.  Por isso, além de ampliar a realização de atividades em outras instituições, como a ETEC, UNISEPE, SENAC e SESC, esta edição da Semana levará ainda diversas atrações para a Praça Beira Rio.

A ideia é inspirada também em eventos como o Pint of Science – que leva cientistas voluntários para conversar com o público de forma descontraída em bares, restaurantes e outros locais públicos de várias capitais e grandes centros urbanos do país – e no Hack Town, festival que ocorre em Santa Rita do Sapucaí (MG), envolvendo centenas de atividades científicas e culturais de forma simultânea em vários espaços públicos da cidade.

A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Ribeira é uma realização conjunta do Instituto Federal (IFSP-Registro), ETEC de Registro, UNISEPE, Prefeitura Municipal de Registro e Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar); com o apoio do ITESP, SENAI Registro, SENAC Registro, SESC Registro, SEBRAE Vale do Ribeira, Fundação Florestal, UNESP Registro, Sabesp, Infovale e contando ainda com a participação especial do Instituto de Física da USP (São Carlos) e do Centro de Pesquisas de Ótica e Fotônica (CePOF) da USP de São Carlos.

Principais atrações da programação

A programação gratuita da SNCT do Vale do Ribeira é aberta a toda comunidade da região e engloba dezenas de atividades. Entre os destaques estão o Planetário Itinerante da Universidade de São Paulo (USP), que por meio de uma projeção conta a história do universo e apresenta conteúdos relacionados à astronomia; o Show da Física – também da USP, espaço onde se faz uma série de demonstrações lúdicas e divertidas abordando assuntos interessantes sobre a Física e seus fenômenos; a Escola Móvel de Nanotecnologia do SENAI, que oferece a estudantes e curiosos a oportunidade de ter contato com o estudo da manipulação da matéria em escala atômica e molecular; além das exposições: Realidade Virtual (UNISEPE), Produção em Foco e Magia da Produção (ETEC Registro), Laboratório de Edificações (ETEC Registro), Projetos de Negócios com Empresas de Eficiência Energética (CITVALE), A Arte da Topografia (ITESP) e Robótica do Futuro (Itanhaém).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Também estão presentes na programação as tradicionais "Guerra de Robôs" e "Competição de Pontes" - construídos por alunos do IFSP; Feira de Ciências do Vale do Ribeira (Fecivale); Espaço de Regionalidades; Show de Talentos; Feira de Profissões; e a Exposição dos Trabalhos de Logística Reversa do Instituto Federal de Registro, com a campanha para descarte adequado do Óleo Residual de Fritura e de Resíduos Eletrônicos. Haverá ainda a apresentação "Show da Química" no restaurante CASA RIO, o Seminário Frutos da Mata Atlântica na sede do Bunkyo, além de palestras e oficinas sobre diversos temas no IFSP, ETEC, UNISEPE, SENAC, SEBRAE e SESC.