Vereador denuncia falta de conservação de patrimônio público e histórico de Registo

Obras pertencem ao escultor e artista plástico Yutaka Toyota. Suas obra foram inauguradas no ano de 2008

Por Redação 30/11/2019 - 13:00 hs
Foto: Divulgação / Vander Lopes

 

O vereador de Registro, Vander Lopes (PSC), denunciou a falta de conservação das sete obras do escultor e artista plástico, Yutaka Toyota, espalhados por locais públicos do município. Segundo o parlamentar, a grande maioria das obras estão em estado precário.

O vereador percorreu alguns bairros da cidade onde, segundo ele, onde encontrou os monumentos sofrendo com descaso, abandono, pichação e falta de manutenção. "Esses monumentos são testemunhos de um passado que deveriam ser preservados e cada vez mais valorizados pela sociedade, e principalmente pelos nossos governantes. No entanto, a realidade destas obras de arte ao ar livre é bem triste, as obras estão muito deterioradas, com vários pontos de ferrugem a mostra, colocando em risco a vida de muita gente", argumenta.

Com o objetivo de preservar o patrimônio público e histórico da cidade, o vereador Vander Lopes (PSC), por meio de requerimento está questionando a Prefeitura de Registro, se há algum projeto ou planejamento de reforma das esculturas.

Histórico

Além de artista plástico e escultor, Yutaka Toyota também é pintor, desenhista, gravador e cenógrafo. Suas sete obras foram inauguradas em 2008 e patrocinadas, na época, pelo Banco Real. Todo material utilizado foi reaproveitado das antigas fábricas de chá e de beneficiamento de arroz. Essas obras, juntamente com o Obelisco (inaugurado no mesmo ano), são marcos do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, marcado em Registro pela vinda da Comitiva de Nakatsugawa para a comemoração.