Quase 400 pessoas são atendidas em Campanha de prevenção ao câncer em Registro

Ação foi realizada no último sábado (07) na UBS Central

Por Assessoria 11/12/2019 - 09:00 hs
Foto: Divulgação

No último sábado (07), quase 400 pessoas foram beneficiadas com a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, realizada no Posto Central de Registro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a pele para prevenir a doença.

Após a triagem, o balanço da ação resultou em 370 pessoas atendidas, dos quais em 50 foram realizados procedimentos, entre cauterização química e crioterapia com nitrogênio líquido e 20 casos suspeitos que serão realizadas biópsia para diagnóstico final.

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Registro em parceria com o Lions Club Internacional, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dia D da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, aconteceu no último sábado, 7 de dezembro, e efetivou trezentos e setenta atendimentos, gratuitos, entre homens e mulheres, na UBS Central, sob a coordenação do Dr. Alceu Hideharu Tabuti, Médico Dermatologista (voluntário).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para passar pela triagem, os munícipes foram divididos em grupos para assistir palestra educativa que ilustrou as causas, os sintomas, a importância do diagnóstico precoce, do uso do filtro solar, da exposição correta ao sol e os tratamentos. O conteúdo também explicou sobre o método ‘ABCDE’ das manchas – Assimetria, Bordas, Cor, Diâmetro e Evolução – para ajudar a identificar a doença.

A ação alcançou o seu objetivo: mobilizar a população sobre a importância da prevenção e os cuidados, bem como saber detectar a doença. Agradeço a todos que colaboraram”, declarou o secretário municipal de Saúde, Edson Gauglitz.
Dez médicos participaram da ação, além de voluntários do Lions Club e equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fonte: Prefeitura de Registro