Empresa de internet sofre ataque de hackers e recebem mensagens pedindo dinheiro, em Registro

Criminosos pedem o pagamento em Bitcoins, que é uma moeda digital que não depende de bancos, grandes corporações ou governos para a movimentação do dinheiro

Por Redação 11/12/2019 - 21:00 hs
Foto: Reprodução

 

A Infovale Telecom, empresa de fornecimento de internet, vem sofrendo diversos ataques de hackers em seu sistema. Nesta quarta-feira (11), os criminosos enviaram mensagens e e-mails para a empresa solicitando o pagamento de mil dólares, em formato de Bitcoins (0.15 BTC), que é uma moeda digital, conhecida também como criptomoeda. A moeda não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar.

Segundo a Infovale, as equipes do Departamento de Segurança identificaram diversos ataques no DDoS (Negação de Serviço), direcionadas ao backnone da operadora, com intuito de congestionar o tráfego dos links, ocasionando lentidão e indisponibilidade em alguns serviços.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 

Em mensagens trocadas no Whatsapp, os criminosos explicam que este tipo de ataque pode ocasionar em perda de assinantes e de faturamento do provedor, e que o processo de recuperação pode durar meses. Eles ainda informaram que trabalham com ataques maciços e que podem chegar a 100 GB.

Os hackers solicitam o pagamento em formato de Bitcoins (0.15 BTC), equivalente à 1 mil dólares (R$ 4.125,00), e ressaltam que, caso haja recusa, os criminosos retornarão a realizar os ataques no sistema em “horários preciosos”, que segundo eles, varia das 18h00 às 00h00. A operadora teria o prazo de 24 horas para o pagamento.

Confira as mensagens

De acordo com a Infovale, as ameaças foram ignoradas e uma equipe especializada de São Paulo/SP está neutralizando a ação dos hackers. Por mais que a operadora esteja bloqueando os ataques, o fornecimento de internet fica comprometido, causando lentidão em alguns pontos. O processo não afeta os dados dos consumidores.

A Polícia Civil e Federal foram acionadas e estão rastreando a origem do ataque, com o intuito de localizar os indivíduos. A Infovale informou que as medidas jurídicas já estão sendo tomadas.