Registro possui ponto de coleta de pneus para evitar descarte irregular

Descarte pode ser feito na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente

Por Assessoria 23/01/2020 - 19:03 hs
Foto: Reprodução Internet

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, informou, no final da tarde desta quinta-feira (23), que apesar de não ser a responsável legal pela destinação dos resíduos pneus usados, possui um ponto de coleta localizado na própria Secretaria, para evitar o acúmulo destes resíduos nas vias e terrenos do município, até que sejam definidos outros locais na cadeia de fornecedores de pneus. O serviço também é utilizado por outros municípios da região.

Segundo a Prefeitura, constantemente, esses resíduos são descartados de forma irregular, em locais impróprios. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 02/08/2010) estabelece que estes resíduos sejam passíveis de Logística Reversa, ou seja, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes (borracharias e lojas de pneus) são responsáveis pela destinação correta destes resíduos, após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A empresa Reciclanip é a entidade gestora do Sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis no Brasil e disponibiliza dois contêineres para coleta deste material, no município de Registro. Uma parceria voluntária e muito importante na ótica da sustentabilidade. Em situações de atraso na coleta e para evitar proliferação de vetores de doenças, já solicitamos para empresa a adequação da cobertura destes contêineres” explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Adriano Hermes de Sousa.

A Prefeitura conta com o apoio da população no processo de melhoria contínua na gestão do município e está trabalhando na Revisão do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos para buscar a melhor solução para cada resíduo em nossa cidade. Logística Reversa: é um conjunto de práticas e meios destinados a viabilizar a coleta de materiais para reaproveitamento.

 

Fonte: Prefeitura de Registro